sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Outubro - mês internacional da Biblioteca Escolar

O mês de outubro é o Mês Internacional da Biblioteca Escolar, este ano dedicado ao tema "Biblioteca escolar: uma chave para o passado, presente e futuro".

"Uma chave para o passado, porque sem memória e transmissão do conhecimento seria impossível receber a herança e património de saberes, que hoje nos identifica a todos; uma chave para o presente, porque só através do domínio da informação e gestão do conhecimento, que configuram a nossa era, podemos dar continuidade a esse legado, enriquecê-lo e projetá-lo no tempo; uma chave para o futuro, porque este dependerá sempre da ação, expectativas e capacidade de gerir as mudanças com que o desejamos tecer.
As bibliotecas são uma das criações humanas que melhor cumprem este desígnio, de perpetuar, gerar e promover o conhecimento, no sentido de uma sociedade mais culta e instruída. A importância particular das bibliotecas no campo educativo faz delas uma das chaves maiores deste desígnio." (site da RBE)
A mudança do Dia Internacional da Biblioteca Escolar para o Mês Internacional da Biblioteca Escolar foi aprovada pela International Association of School Librarianship (IASL) em janeiro de 2008, devido à importância que esta efeméride foi assumindo em diferentes países.  O seu objetivo é chamar a atenção para a importância das bibliotecas escolares na educação e na formação dos cidadãos do presente e do futuro, respeitando o nosso património cultural.
De acordo com os objetivos delineados pela IASL, a Rede de Bibliotecas Escolares declara o dia 22 de outubro como o "Dia da biblioteca escolar".

Sem comentários: