Decorreu no dia 2 de abril pelas 21:00 horas na nossa biblioteca uma sessão de leitura a duas vozes subordinada ao tema " À volta da Língua Portuguesa". Foi um serão agradável onde se leram diversas histórias e trechos de autores portugueses.
Bem vindos ao blogue da Biblioteca da Escola Secundária António Inácio da Cruz em Grândola.
Mostrar mensagens com a etiqueta Atividades. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Atividades. Mostrar todas as mensagens
quinta-feira, 3 de abril de 2014
segunda-feira, 16 de dezembro de 2013
Concurso "Postais Digitais de Natal"
A Biblioteca do promoveu um concurso de “Postais digitais de Natal”. Foram vários e bonitos os postais elaborados, tornando a selecção dos dois melhores bastante difícil. Brevemente divulgaremos os nomes dos alunos cujos trabalhos forem premiados.
Desde já, agradecemos a participação de todos os alunos.
Etiquetas:
Atividades,
Concurso
quinta-feira, 14 de novembro de 2013
Formação de utilizadores
Como vem sendo habitual nos últimos anos, durante o mês de Outubro, os alunos das várias turmas que se encontram no seu primeiro ano nesta escola, 7.º e 10.º anos, efetuaram uma visita guiada à Biblioteca Escolar da Escola Secundária António Inácio da Cruz.
A iniciativa teve como objetivo dar a conhecer o espaço e testar a capacidade dos alunos na localização dos variados recursos existentes na biblioteca.
Durante a realização da atividade os alunos tomaram conhecimento sobre algumas regras da BE e o seu modo de funcionamento. Esta atividade decorreu num clima de entusiasmo e entreajuda, pelo que podemos afirmar que as visitas foram um sucesso!
Etiquetas:
Atividades
segunda-feira, 11 de novembro de 2013
Dia de S. Martinho
Teve lugar na nossa escola a atividade "Poesia com castanhas" à qual aderiram as turmas do 7ºC e do 8ºC.
Alguns alunos daquelas turmas leram para os seus colegas algumas quadras e poemas alusivos à efeméride do S. Martinho.
Alguns alunos daquelas turmas leram para os seus colegas algumas quadras e poemas alusivos à efeméride do S. Martinho.
Etiquetas:
Atividades
sexta-feira, 7 de junho de 2013
Visita da escritora Inês Lampreia
No passado dia 3 de junho, esteve
presente na nossa biblioteca a autora de alguns contos, Inês Lampreia, para
desenvolver atividades de promoção da leitura e da escrita.
Num primeiro momento, a autora, respondeu às
questões colocadas por alguns alunos do 10.º ano, sobre a criação literária e os
diferentes processos de publicação e divulgação de textos literários. Seguiu-se
uma atividade de escrita criativa em que todos os alunos participaram, o que transformou
este momento numa tarde culturalmente muito enriquecedora.
À escritora Inês Lampreia o nosso agradecimento pela
partilha da suas experiências assim como a sua
simpatia e disponibilidade.
Etiquetas:
Atividades
terça-feira, 19 de março de 2013
Palavras com sabor a mar
No dia 15 de Março, no âmbito da Semana da Leitura, decorreu na nossa biblioteca a sessão "Palavras com sabor a mar". Esta sessão contou com a presença de elementos ligados à pesca desportiva, através da Dr.ª Margarida Silvestre, do Sr. Manuel Ranholas e do Sr. Artur Trindade, e ao surf - Escola de surf do Carvalhal -através do casal Ana e Daniel. Os nossos convidados prenderam a atenção das dezenas de alunos presentes ao descreverem vários aspetos das suas atividades. Intercalando as intervenções dos oradores, vários alunos leram e apresentaram poemas e textos relacionados com o mar.
Etiquetas:
Atividades
sexta-feira, 15 de março de 2013
Arqueologia Subaquática
No dia 13 de Março, decorreu no
Cine Teatro Grandolense uma sessão de apresentação de dois projetos de
Arqueologia subaquática que estão a ser desenvolvidos no concelho de Grândola: –“Contributo para o estudo das rotas
comerciais e da navegação: região do estuário do Sado”, do arqueólogo Adolfo
Martins e “Grândola Subaquática: arqueologia e património” do
arqueólogo Alexandre Monteiro. A apresentação foi feita pelos
arqueólogos a alunos e professores dos 8.º e 11.º anos da nossa escola, no âmbito da Semana da Leitura, este ano dedicada ao
mar.
Etiquetas:
Atividades
quinta-feira, 14 de março de 2013
Leitura a duas vozes
Inserida na "Semana da Leitura", realizou-se na nossa biblioteca no passado dia 12 de março a atividade da ""Leitura a duas vozes" em que alunos, familiares, assistentes operacionais e professores leram para os presentes textos e poemas alusivos ao mar, que este ano serve de tema para a "Semana da Leitura".
Etiquetas:
Atividades
terça-feira, 12 de março de 2013
sexta-feira, 14 de dezembro de 2012
Leitura a duas vozes
No passado dia 13 teve lugar na
nossa biblioteca, mais um serão literário de leitura a duas vozes que contou
com a presença de professores, alunos e familiares, que leram para os presentes
textos, alusivos à quadra natalícia que se avizinha e
que deliciaram os ouvintes. Abaixo transcrevemos um conto da autoria de uma das leitoras, a professora Maria Júlia Bica, que amavelmente nos cedeu o conto para a sua publicação neste blogue.
O Natal da Avozinha
1ª neta – Como eram as festas de Natal quando eras
pequenina, avozinha?
2ª neta – Pedias a barbie
à tua mãe? E também a sua roupinha?
1º neto – E o avô, o que pedia ele? Um comboio eléctrico? Um
carro?
2º neto – Não, talvez uma bicicleta, pelo que eu sei ele era
um bom atleta!!!
Avó – Nada disso meus netinhos. Além de não haver nada disso
que falaram, no meu tempo o Natal era já a mais linda festa, preparada com
requintes e carinhos. Nenhuma outra era vivida como esta!
Netos – Conta, conta lá avó!
Avó – Eu andava radiante desde as vésperas, vendo minha mãe
atarefada a preparar o Natal com muito AMOR!!!
1ª neta – O que fazia a tua mãe?
Avó – Fazia fritos, azevias, arroz-doce..., e o lume estava
todo o dia aceso à chaminé, para se sentir calor. E eu, que ainda acreditava que
era mesmo Jesus que descia pela chaminé e vinha trazer o meu presente,
sonhava...sonhava...sonhava... O que será? Pensava. O que será que Ele me trará?
Olhava assustada a chaminé; achava-a tão alta!!! Tão escura!!! E pensava:
E se Ele escorrega e catrapuz? E ao descer não ficará
tisnado? Como eu temia o que poderia acontecer a Jesus!!!...
2ª neta – Ah! Então tu não sabias que eram os pais que
compravam as prendas de natal?!
2º neto – Oh! Avó, tu não me digas que pensavas que Jesus ia
descer a todas as chaminés?!!!
Avó – Claro que pensava, e hoje até tenho saudades do tempo
em que nisso acreditava. Parece até que estou a ver-me na escola a recitar a
poesia:
<>
(a avó nova
recita)
a noite é de neve fria
brilham mais as estrelinhas
mas já pelos céus descia
O Deus Menino e
sorria
a todas as criancinhas.
Menino Jesus, contente,
vai descer às chaminés
e caminha docemente
ninguém o vê, nem pressente
dormem todos os bebés.
Que lindas coisas doiradas
que presentes tão bonitos
que nem os sonham as fadas
abre as mãozinhas nevadas
e dá tudo aos pequenitos.
Não cabem nos sapatinhos
os brinquedos, ó Jesus
são pequenos os pezinhos.
mas deixa bolas, carrinhos
tudo o que é lindo e reluz.
Amanhã, de manhãzinha,
(que alegres, risos, contentes)
irá cada criancinha
correndo ansiosa à cozinha
buscar os lindos presentes.
Avó – Ah! Meus queridos netinhos, como eu recordo com
saudade, o tempo em que era da vossa idade!!!
3º neto – Oh! Avó, desculpa lá mas eu acho um disparate não
te terem dito a verdade!
4º neto – Ele tem razão, concordo plenamente com o meu
irmão.
Avó – Eu vivi tão profundamente aquela situação, que não sou
solidária com a vossa opinião. Na véspera de Natal íamos pôr o sapatinho à
chaminé.
Eu e o meu irmão ficávamos ansiosos, rezávamos com fé.
E ficava a bater forte o coração.
4º neto – E quando é que vias os presentes?
Avó – De manhã, bem cedinho, mal acordávamos, lá íamos, pé
ante pé, para vermos o que tínhamos no sapatinho.
Lembro-me que às vezes até pensava que, se fosse mais
depressa, poderia encontrar Jesus, que Ele se atrasava.
E o coração batia... e a respiração faltava... e corria...
corria...corria...
Foi muito bom ter tido este sonho, esta ilusão, embora tenha
que vos confessar que sofri ao verificar que não era Jesus, mas sim os pais, a
tia, um irmão...
3º neto – Oh! Avó, pelo que eu ouvi, nunca sabias o que
tinhas no sapatinho?!...
4º neto – E ficavas sempre contente? Gostavas sempre do teu
presente?
Avó – Os tempos eram outros!... ninguém era exigente!...
Quem quase nada tinha, ficava muito contente qualquer que
fosse o seu presente.
Podem não acreditar, mas cheguei a ter no sapatinho apenas
um chocolatinho,...uma caneca,... um rebuçado, ... um lencinho de assoar,... e,
uma vez, ainda me lembro muito bem: <>.
4º neto – Oh! Avó, tens razão. Os presentes pouco importam.
3º neto – É preciso é ver em cada ser <>.
2ª neta – Com barbie...
1º neto – carro...comboio elétrico...
2ª neta – ou dedal...
Todos – Temos que fazer de cada dia <<Um Dia de Natal>>
Etiquetas:
Atividades
sexta-feira, 30 de novembro de 2012
quarta-feira, 14 de novembro de 2012
terça-feira, 6 de novembro de 2012
Wikijornal
O wikijornal.com, é um site que nos permite fazer jornais online
de uma forma muito fácil e sem encargos como acontece com o Jornal
tradicional em papel.
Este jornal online, pode ser
um espaço de divulgação das atividades da nossa Escola, permitindo utilizar, de
uma forma profissional e divertida, tecnologias atuais como o Facebook, e
Youtube.
Através dos links abaixo indicados poderás ver exemplos de wikijornais
de algumas das escolas que aderiram a este projeto.
Poderás, juntamente com os teus colegas, colaborar na edição deste jornal
através do envio de artigos para o email da nossa biblioteca.
Para teres conhecimento das notícias que vão saindo bastará ires
visitando o nosso jornal, cujo endereço divulgaremos brevemente, com alguma
frequência ou indica-nos o teu email e serás avisado da publicação de novos
artigos.
Bons artigos!
A equipa do jornal
Etiquetas:
Atividades
sexta-feira, 2 de novembro de 2012
Bibliopaper na ESAIC
Etiquetas:
Atividades
terça-feira, 2 de outubro de 2012
Dia Europeu das Línguas
Para assinalar no passado dia 26 o Dia Europeu das Línguas, a
Biblioteca Escolar promoveu um conjunto de atividades na nossa biblioteca que
contou com a colaboração de professoras do departamento de línguas. Foi feita a
leitura de contos nas línguas inglesa e castelhana pelos alunos, a que se
seguiu o completar dos provérbios naquelas línguas de forma a corresponderem
aos que eram apresentados em Português. Para finalizar, os alunos das turmas
que participaram na comemoração da efeméride (8ºB, 9º A, 10º C e 3º TG)
responderam a um questionário online,
realizado pelo Instituto Camões, para testarem os seus conhecimentos sobre
línguas.
Etiquetas:
Atividades
sexta-feira, 1 de junho de 2012
Chá com Letras
No passado dia 30 de maio pelas 20h30 teve lugar o último “Chá com Letras” deste ano com a realização de uma sessão subordinada à leitura informal sobre o “Humor” e que contou com a presença de mais de uma dezena de participantes.
A animar o serão contou-se com a presença da aluna Joana Miranda que deliciou os presentes com algumas pequenas atuações.
Também se leram-se excertos de notícias e viram-se alguns cartoons humorísticos que foram alvo de reflexão e debate. . No final não faltou o habitual chá com biscoitos que tornaram o ambiente mais aconchegador.
Etiquetas:
Atividades
quarta-feira, 28 de março de 2012
Feira do livro
Entre os dias 20 e 23 de março decorreu na nossa biblioteca escolar
uma feira do livro. Tivemos em exposição centenas de livros, que foram vistos,
manuseados, desejados e comprados pelos nossos alunos, funcionários e
professores.
O livro ainda entusiasma, encanta e faz sonhar.
Obrigado por terem vindo!
Etiquetas:
Atividades
Leitura e dramatização na Creche
No dia passado dia vinte e um,
mais de 20 alunos das turmas do 7º e 8º anos deslocaram-se novamente às
instalações da Creche e Jardim de Infância de Grândola onde, simultaneamente em
três salas, proporcionaram aos mais pequenos a leitura de um conto com dramatização
duma história alusiva ao coelho da Páscoa e que deliciou os
atentos pequenos espetadores.
Etiquetas:
Atividades
quinta-feira, 22 de março de 2012
Os nossos livros
No dia 21 de março realizou-se na nossa biblioteca, paralelamente à feira do livro, a atividade "Os nossos livros" que foi um momento em que os alunos participantes tiveram a oportunidade de apresentarem os seus livros favoritos ou alguns dos livros patentes na feira, assim como fazerem a dramatização de textos. A todos os que estiveram presentes o nosso obrigado.
Etiquetas:
Atividades
segunda-feira, 19 de março de 2012
Chá com Letras
No passado dia 14 de Março pelas
20h30 teve lugar o “Chá com Letras” com a realização de uma sessão subordinada
à leitura informal sobre “Solidariedade e Cooperação” e que voltou a contar com
mais de duas dezenas de participantes. Leram-se excertos de notícias que foram
alvo de reflexão e debate, por vezes aceso, por parte dos presentes. Foi um
serão agradável, mas o tempo foi curto para os assuntos que muitos trouxeram
para se abordar. No final não faltou o habitual chá com biscoitos que tornaram
o ambiente mais aconchegador. Para o próximo período teremos uma nova sessão
com tema a anunciar.
Etiquetas:
Atividades
Subscrever:
Mensagens (Atom)

.jpg)