Mostrar mensagens com a etiqueta Dias especiais. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Dias especiais. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Dia de S. Valentim


No dia 14 de Fevereiro, celebrou-se o Dia de S.Valentim, com vários grupos de alunos da nossa escola, de diferentes anos escolares, a visitaram os colegas de outras turmas e presentearam-os com a leitura de poemas em Português, Inglês e Espanhol.

terça-feira, 8 de maio de 2012

Dia da Europa





















A Europa Comunitária nasceu a 9 de maio de 1950, em Paris, a partir da proposta de jean Moreau e Robert Schuman. Por isso, desde a cimeira de Milão de 1985 que os Estados Comunitários celebram o 9 de maio como dia da Europa.
Ler mais >>


quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Poesia de S. Valentim

No dia 14 de Fevereiro, para comemorar o dia dos namorados, vários grupos de alunos da nossa escola visitaram os colegas de outras turmas e presentearam-os com a leitura de poemas e textos alusivos ao amor, tendo os poemas de Fernando Pessoa sido os mais declamados.


segunda-feira, 13 de junho de 2011

Hoje é o dia de Fernando Pessoa

Foi a 13 de Junho de 1888 que nasceu Fernando Pessoa, autor destes versos (em que faltam algumas partes do original) que poderás ler e ouvir no vídeo seguinte:

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Inauguração do Portal da RB de Grândola

No passado dia 25 de Maio inaugurou-se o portal da rede de bibliotecas de Grândola, que disponibiliza a todos os utilizadores das bibliotecas do nosso concelho um catálogo coletivo, facilitando assim o acesso a variada informação e promovendo, desta forma, o prazer da leitura.
Nesta cerimónia estiveram presentes várias entidades, entre as quais a nossa escola que se representou através da nossa Diretora, professora Ângela Filipe.
No final, alunos dos vários níveis de ensino brindaram os presentes com variadas leituras. Pela nossa escola estiveram presentes as alunas Inês Bica e Marta Romão do 7º B, Rita Melo do 10º C e Joana Verdades do 11º C. Estão todas de parabéns pelas excelentes leituras efetuadas e a quem agradecemos a sua participação.



quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Dia de S. Valentim



No dia 14 de Fevereiro, na Biblioteca, celebrou-se o Dia de S. Valentim, padroeiro dos namorados, com uma sessão de declamação de poesia alusiva à efeméride. Estiveram presentes e participaram alunos dos vários anos escolares, que leram vários poemas em Português, Espanhol e Inglês.
Durante a sessão foi entregue ao aluno José Nunes um prémio pelo seu poema “A perfeição”, que o mesmo leu, e que fará parte do conjunto de poemas a apreciar pelo júri do concurso nacional "Faça lá um poema!".



Na biblioteca estiveram presentes os tradicionais “marcos de correio” em que os alunos depositaram as suas cartas, em vários idiomas, que os professores posteriormente fizeram chegar aos seus destinatários.

Paralelamente, o grupo de Matemática organizou uma actividade de Origami no átrio da escola, também alusiva à efeméride, e que contou com uma forte adesão por parte dos alunos.


segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Padre António Vieira nasceu há 402 anos

Um dos mais notáveis prosadores e o mais conhecido orador religioso português, o Padre António Vieira nasceu em 06 de Fevereiro de1608, em Lisboa, e faleceu na Baía em 1697. No vídeo seguinte poderás conhecer (ou recordar) a vida deste grande Homem.


A sua prosa é vista como um modelo de estilo vigoroso e lógico, onde a construção frásica ultrapassa o mero virtuosismo barroco. A sua riqueza e propriedade verbais, os paradoxos e os efeitos persuasivos que ainda hoje exercem influência no leitor, a sedução dos seus raciocínios, o tom por vezes combativo, e ainda certas subtilezas irónicas, tornaram a arte de Vieira admirável.
As obras Sermões, Cartas e História do Futuro ficam como testemunho dessa arte. Como exemplo disso leia o seguinte sermão:

A Cegueira da Governação

Príncipes, Reis, Imperadores, Monarcas do Mundo: vedes a ruína dos vossos Reinos, vedes as aflições e misérias dos vossos vassalos, vedes as violências, vedes as opressões, vedes os tributos, vedes as pobrezas, vedes as fomes, vedes as guerras, vedes as mortes, vedes os cativeiros, vedes a assolação de tudo? Ou o vedes ou o não vedes. Se o vedes como o não remediais? E se o não remediais, como o vedes? Estais cegos. Príncipes, Eclesiásticos, grandes, maiores, supremos, e vós, ó Prelados, que estais em seu lugar: vedes as calamidades universais e particulares da Igreja, vedes os destroços da Fé, vedes o descaimento da Religião, vedes o desprezo das Leis Divinas, vedes o abuso do costumes, vedes os pecados públicos, vedes os escândalos, vedes as simonias, vedes os sacrilégios, vedes a falta da doutrina sã, vedes a condenação e perda de tantas almas, dentro e fora da Cristandade? Ou o vedes ou não o vedes. Se o vedes, como não o remediais, e se o não remediais, como o vedes? Estais cegos. Ministros da República, da Justiça, da Guerra, do Estado, do Mar, da Terra: vedes as obrigações que se descarregam sobre vosso cuidado, vedes o peso que carrega sobre vossas consciências, vedes as desatenções do governo, vedes as injustças, vedes os roubos, vedes os descaminhos, vedes os enredos, vedes as dilações, vedes os subornos, vedes as potências dos grandes e as vexações dos pequenos, vedes as lágrimas dos pobres, os clamores e gemidos de todos? Ou o vedes ou o não vedes. Se o vedes, como o não remediais? E se o não remediais, como o vedes? Estais cegos.

Padre António Vieira, in “Sermões”

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Dia em memória das vítimas do Holocausto

No dia 01 de Novembro de 2005 a Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou a resolução 60/7 que designa o dia 27 de Janeiro, como o Dia Internacional de Comemoração em Memória das Vítimas do Holocausto. A data é uma homenagem aos seis milhões de judeus e aos outros milhares de vítimas do extermínio nazista.

Foi precisamente no dia 27 de Janeiro de 1945, que se libertaram as primeiras pessoas do horror em que viviam nos campos de concentração, neste caso o de Auschwitz-Birkenau, na Polónia, por parte das tropas soviéticas e ao qual se seguiram outros campos.

O texto da resolução rejeita qualquer questionamento de que o Holocausto foi um evento histórico, enfatiza o dever dos Estados-membros de educar futuras gerações sobre os horrores do genocídio e condena todas as manifestações de intolerância ou violência baseadas em origem étnica, crença religiosa, orientações sexuais ou ideais políticos.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Dia Mundial da Liberdade

No dia 23 de Janeiro comemora-se o Dia Mundial da Liberdade. Existem várias definições para o que será o significado de Liberdade. Todavia, pensamos, que ela é um direito que assiste a todos os seres humanos para tomar as suas opções de vida, sem no entanto esquecer que a nossa liberdade termina onde começa a liberdade dos outros que têm tanto direito a ela como nós. Como vivemos em sociedade torna-se impossível que cada um faça o que quer sem pensar nos outros e, por isso, torna-se necessário respeitar as regras gerais que norteiam a nossa convivência.

Na Declaração Universal dos Direitos Humanos afirma-se que “Todos os homens nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade” (Artigo I) e que “Todo homem tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades estabelecidas nesta Declaração, sem distinção de qualquer espécie, seja de raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento ou qualquer outra condição” (Artigo II).

Infelizmente ainda nem todos os povos desfrutam da liberdade como a que nós temos e, sendo ela tão preciosa, há que continuar a lutar por ela não apenas para a conservar como para assegurar a verdadeira liberdade a quem ainda não a conquistou.


sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Boas Festas

A Biblioteca Escolar deseja a toda a Comunidade Educativa um Feliz Natal e um Bom Ano Novo!

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Dia Mundial dos Direitos Humanos

Hoje, dia 10 de Dezembro celebra-se o Dia Mundial dos Direitos Humanos. Neste dia especial, são relembrados os princípios definidos na Declaração Universal dos Direitos do Homem, aprovada pela Organização das Nações Unidas, no dia 10 de Dezembro de 1948, na cidade de Paris. O vídeo seguinte contém uma mensagem que devemos ter sempre presente todos os dias.


Podes ler a Declaração integralmente no seguinte endereço electrónico:

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Dia Mundial da Luta Contra a SIDA

Hoje assinala-se mais um Dia Mundial da Luta contra a SIDA, uma doença que em Portugal, desde 1983, já afectou mais 37 500 pessoas. É um dia que tem que ser relembrado por todo nós porque a síndroma da imunodeficiência adquirida (SIDA) apesar de recente, com quase três décadas, é uma epidemia e um problema à escala mundial pois até ao momento já infectou 60 milhões de pessoas dos quais 25 milhões já faleceram. Infelizmente este número de mortes não parará de aumentar e cabe a todos nós agir com consciência para minimizar a propagação da doença.

Este ano o tema escolhido está relacionado com os Direitos Humanos, visto que a discriminação de que os doentes com SIDA são alvo é um facto bem real.

Para este dia estão marcadas várias iniciativas, tais como a inauguração da exposição “20 anos, 20 laços” por parte da Liga Portuguesa Contra a SIDA.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Dia do Não Fumador

Não fumas?!...

Parabéns!!!.... É o teu dia!!!


sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Dia das Bruxas – Halloween


O Dia das Bruxas, ou Halloween no original em Inglês, é uma comemoração que ocorre no dia 31 de Outubro, nos países anglo-saxónicos, em especial nos Estados Unidos da América, Reino Unido, Irlanda e Canadá, e que tem origem nas celebrações pagãs dos antigos povos celtas.

O Halloween provém das tradições dos povos que habitaram a Gália e as ilhas da Grã-Bretanha entre os anos 600 a.C. e 800 d.C. e não tinha qualquer relação com as bruxas. Tratava-se

de um festival do calendário celta da Irlanda – Samhain – que se celebrava entre 30 de Outubro e 2 de Novembro e que marcava o fim do verão e o início de um ano novo.

O Samhain era comemorado por volta do dia 1 de Novembro, com alegria e homenagens aos mortos e aos deuses.

Uma vez que, entre o pôr-do-sol do dia 31 de Outubro e dia 1 de Novembro, ocorria a noite sagrada – Hallow Evening – em inglês, pensa-se que seja esta a origem do seu nome actual: Hallow evening –> Hallowe’en –> Halloween.

Uma outra hipótese é a de que a igreja católica, durante a idade média, tenha tentado eliminar a festa pagã

do Samhain instituindo restrições na véspera d

o Dia de Todos os Santos, conhecido nos países de língua inglesa como All Hallows’ Eve – quem comemorasse aquela data, era perseguido e condenado à fogueira pela Inquisição.

É, aliás, desta forma, que surge a ligação da data com as bruxas, no seguimento das perseguições e julgamentos efectuados pela Inquisição que tinham com intuito condenar os homens ou mulheres que fossem considerados curandeiros e/ ou pagãos. Aqueles que fossem alvo de tal suspeita eram vistos como bruxos ou bruxas devendo ser julgados pelo tribunal do Santo Ofício e, na maioria dos casos, queimados na fogueira dos autos-de-fé.

A designação de Halloween manteve-se e a sua comemoração é levada para os Estados Unidos no

século XIX, pelos emigrantes Irlandeses (povo de cultura celta), ficando conhecida como “Dia das B

ruxas”, uma lenda histórica.

Com mais de dois mil anos de história, o Halloween é hoje comemorado em muitos países, em parte, devido à grande influência da cultura Americana. Tornou-se uma data em que crianças e adultos se fantasiam de bruxas, fantasmas, esqueletos… e pedem doces de casa em casa “trick-or-treat”, decoram as suas casas a preceito com abóboras, morcegos, aranhas, caveiras… e fazem festas e bailes que remetem para o universo da magia e do sobrenatural.

Um dos principais símbolos deste dia é a abóbora esculpida, iluminada por uma vela e colocada à porta das casas – as “Jack-O Lanterns”.

Uma lenda nascida do folclore irlandês quando um homem, Jack, foi obrigado a andar sozinho sem nunca deixar apagar a sua vela para iluminar o seu caminho. Para tal, Jack esculpiu um nabo e colocou a vela dentro do mesmo. Como nos Estados Unidos não existiam nabos, as pessoas usaram as abóboras para o efeito, tornando-se num símbolo mundialmente famoso.


terça-feira, 5 de outubro de 2010

Centenário da República

A Biblioteca Escolar também se associa às comemorações do Centenário da República.
Nos próximos dias estarão em exposição na nossa biblioteca trabalhos realizados pelos alunos no âmbito destas comemorações
Para acompanhares as iniciativas no âmbito das Comemorações do Centenário da República tens as seguintes ligações:
Página da Comissão Nacional das Comemorações do Centenário da
Secção das Escolas da página anterior - http://www.centenariorepublica.pt/lista-area/republica-escolas
Página da RTP sobre as comemorações do Centenário da

sábado, 2 de outubro de 2010

Dia Europeu das Línguas

Para assinalar o Dia Europeu das Línguas, a Biblioteca Escolar e professoras do Departamento Curricular de Línguas promoveram no passado dia 27 de Setembro um conjunto de actividades que tiveram lugar nas instalações da nossa biblioteca. Assim promoveu-se a leitura de contos e poemas nas línguas inglesa e castelhana, entre os alunos, a que se seguiu o completar dos provérbios naquelas línguas de forma a corresponderem aos que eram apresentados em Português. Para finalizar, os alunos das turmas que participaram na comemoração da efeméride (9ºA, 10º B, 10º C e 11º C) responderam a um questionário online, realizado pelo Instituto Camões, para testarem os seus conhecimentos sobre línguas.


sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Dia Europeu das Línguas

O Dia Europeu das Línguas (DEL) foi criado durante o Ano Internacional das Línguas, em 2001.

Por iniciativa do Conselho da Europa, é comemorado, todos os anos, no dia 26 de Setembro e passou a ser uma forma de juntar as pessoas, através da Europa inteira, na celebração da diversidade linguística, riqueza inestimável da Humanidade.

O DEL tem como objectivos:

- Chamar a atenção do público para a importância de aprender línguas;
-
Promover a tomada de consciência e o respeito por todas as línguas;
- Estimular a aprendizagem de línguas ao longo da vida.

Sabes quantas línguas convivem na Europa? E tens ideia de quantas línguas existem no mundo? Testa os teus conhecimentos... Para tal, basta clicar aqui.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

O Euro

Historia do Euro




Há anos que a nova moeda estava a ser preparada.
O Tratado de Roma (1957) estabeleceu o mercado comum europeu como um objectivo cuja finalidade é assegurar o progresso económico e contribuir para “ uma união mais estreita entre os povos europeus”.
O Acto Único Europeu (1986) e o Tratado da União Europeia (1992), partindo do mesmo objectivo, introduziram a União Económica e Monetária (UEM) e lançaram as bases para a moeda única.
A Terceira fase da UEM teve início no dia 1 de Janeiro de 1999,

Os países participantes na área do Euro passaram a pôr em prática uma política monetária única. O Euro foi introduzido como moeda legal e as 11 moedas nacionais dos Estados – membros participantes passaram a ser subdivisões do Euro. Mais tarde, em 1 de Janeiro de 2001, a Grécia aderiu à UEM e, assim, passaram a ser 12 os Estados – Membros a introduzir as novas notas e moedas de Euros.
O êxito do Euro é então considerado fulcral para a realização de uma Europa onde pessoas, serviços, capitais e bens possam circular livremente.

Dos actuais 27 Estados adoptaram o euro os seguintes países:
Alemanha, Áustria, Bélgica, Chipre, Eslovénia, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Malta, Países Baixos e Portugal, prevendo-se que com a expansão da União Europeia alguns dos aderentes mais recentes, bem assim como outros Estados – membros mais antigos possam, nos próximos anos, partilhar também o Euro como moeda oficial.

Desafios: Dia da Europa




























Dia da Europa



O que é o Dia da Europa ?

A Europa, enquanto conjunto de povos conscientes de pertencerem a uma mesma entidade que abrange culturas análogas ou complementares, existe já há séculos. No entanto, a consciência desta unidade fundamental, enquanto não deu origem a regras e a instituições, não pôde evitar os conflitos entre os países europeus.
Em 9 de Maio de 1950, Robert Schuman apresentou uma proposta de criação de uma Europa organizada, requisito indispensável para a manutenção de relações pacíficas.
Esta proposta, conhecida como "Declaração Schuman", é considerada o começo da criação do que é hoje a União Europeia.
Os Chefes de Estado e de Governo, na Cimeira de Milão de 1985, decidiram celebrar o 9 de Maio como "Dia da Europa".
O “Dia da Europa” constitui uma oportunidade para desenvolver actividades e festejos que aproximam a Europa dos seus cidadãos e os povos da União entre si.



Quais são os seus símbolos?


A BANDEIRA

A história da bandeira começa em 1955. Nessa altura, a União Europeia existia apenas sob a forma da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço, com seis Estados-Membros. No entanto, alguns anos antes tinha sido criado um outro organismo - o Conselho da Europa - que reunia um número superior de membros e cuja função consistia em defender os direitos do Homem e promover a cultura europeia.
O Conselho da Europa procurava um símbolo que o representasse.
Após alguma discussão, foi adoptado o presente emblema - um círculo de doze estrelas douradas sobre fundo azul. Nalgumas culturas, o doze é um número simbólico que representa a plenitude, sendo também o número dos meses do ano e o número de horas representadas num quadrante de relógio. O círculo constitui, entre outras coisas, um símbolo de unidade.
Desde o início de 1986, todas as instituições europeias adoptaram esta bandeira.
A bandeira da Europa é o único emblema da Comissão Europeia - o órgão executivo da UE. Outras instituições e organismos da UE usam um emblema próprio, para além da bandeira da Europa.



O lema da União Europeia





O lema da União Europeia começou a ser usado por volta do ano 2000 e foi pela primeira vez objecto de referência oficial no Tratado que estabelece uma Constituição para a Europa, assinado em 2004.
“Unida na diversidade” é o lema da União Europeia. Começou a ser usado por volta do ano 2000 e foi pela primeira vez objecto de referência oficial no Tratado que estabelece uma Constituição para a Europa, assinado em 2004.
Este lema significa que na UE os europeus estão unidos, trabalhando em conjunto pela paz e pela prosperidade, e que o facto de existirem diferentes culturas, tradições e línguas na Europa é algo de positivo para o continente.




O hino europeu



O hino europeu não é apenas o hino da União Europeia, mas de toda a Europa num sentido mais lato. A música é extraída da 9ª Sinfonia de Ludwig Van Beethoven, composta em 1823.

No último andamento desta sinfonia, Beethoven pôs em música a "Ode à Alegria", que Friedrich von Schiller escreveu em 1785. O poema exprime a visão idealista de Schiller, que era partilhada por Beethoven, em que a humanidade se une pela fraternidade.
Em 1972, o Conselho da Europa adoptou o "Hino à Alegria" de Beethoven para hino. Solicitou-se ao célebre maestro Herbert Von Karajan que compusesse três arranjos instrumentais - para piano, para instrumentos de sopro e para orquestra. Sem palavras, na linguagem universal da música, o hino exprime os ideais de liberdade, paz e solidariedade que constituem o estandarte da Europa.