Mostrar mensagens com a etiqueta Actividades. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Actividades. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

A arte de ler e de contar... com José Fanha

No âmbito da realização da 27ª feira do livro da biblioteca municipal de Grândola, foi convidado este ano o escritor José Fanha que no dia 29 de Novembro realizou 3 sessões sobre “A arte de ler e contar…” para as turmas do 9º ano da EB2,3 D. Jorge de Lencastre e da ES António Inácio da Cruz.


O escritor procurou suscitar o interesse e a curiosidade dos alunos pelas obras e a atividade de vários escritores para além da sua pessoa, com a convicção de que, desta forma, novos potenciais leitores poderão surgir. Durante as suas sessões deliciou os presentes com vários tipos de leitura e com as pequenas histórias cheias de humor que contou.


Da parte dos alunos houve uma participação ativa tendo sido colocadas questões ao escritor que proporcionaram partilhas de experiências.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Ação de formação PORDATA/RBE

Realizou-se no passado dia 14 de Novembro nas instalações da ESAIC uma ação de formação PORDATA / RBE ministrada pelo formador Bernardo Gaivão, que contou com a participação de professores, bibliotecários e alunos num total de 20 pessoas.
Durante a ação os participantes tiveram a oportunidade de tomarem conhecimento das várias ferramentas, associadas a uma extensa base de dados, que facilitam a consulta de milhares de estatísticas sobre Portugal e a Europa.
A terminar a sessão foi dado conhecimento aos alunos presentes da existência de um concurso PORDATA/RBE aberto a todos os alunos do secundário que para participarem têm de realizar um trabalho sobre qualquer tema que gostem, cujo conteúdo seja desenvolvido a partir dos dados da PORDATA e  em http://www.ffms.pt/pordata/161/concurso-pordatarbe-201112 podem aceder ao respetivo regulamento.


sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Poesia de Outono com castanhas

Comemorou-se hoje o dia de S. Martinho com uma atividade, que decorreu nas várias salas da nossa escola, intitulada “Poesia de Outono com castanhas” e que visou promover hábitos de leitura através da declamação de alguns poemas de autores portugueses e da leitura de quadras alusivas à efeméride. Várias turmas da escola estiveram envolvidas, tendo os alunos participado de forma empenhada. Foram também expostos provérbios, adivinhas e não faltaram as castanhas assadas que no nosso país fazem parte da tradição do S. Martinho.




sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Concurso do Halloween

Encontra-se patente na biblioteca uma exposição dos trabalhos realizados pelos alunos no âmbito da sua participação no concurso dedicado ao Halloween que se celebrou no passado dia 31 de Outubro. 
Os alunos deram azo à sua imaginação e a partir de materiais recicláveis elaboraram diversos objectos alusivos à efeméride que se podem observar nas fotos. A todos quanto participaram os nossos parabéns pelo seu empenho e haverá um prémio para o melhor trabalho.






terça-feira, 1 de novembro de 2011

Bibliopaper na ESAIC

Como vem sendo habitual nos últimos anos, durante o mês de Outubro, os alunos das várias turmas que se encontram no seu primeiro ano nesta escola efetuaram uma visita guiada à Biblioteca Escolar da Escola Secundária António Inácio da Cruz.
A iniciativa teve como objetivos dar a conhecer o espaço e testar a capacidade dos alunos na localização dos variados recursos existentes na biblioteca.
Antes da visita os alunos ouviram uma explicação sobre algumas regras da BE, que os alunos desconheciam, e sobre o seu modo de funcionamento antes de receberam instruções para a realização do Bibliopaper. Esta atividade decorreu num clima de entusiasmo e entreajuda, pelo que podemos afirmar que as visitas foram um sucesso!


terça-feira, 3 de maio de 2011

Concurso Nacional de Leitura - fase distrital

No dia 28 de Abril teve lugar no auditório municipal de Alcácer do Sal a Fase Distrital do Concurso Nacional de Leitura, um evento muito bem organizado pela respectiva Biblioteca Municipal. Neste evento participaram cerca de 80 alunos, dos quais cerca de 55 do 3º ciclo e os restantes do ensino secundário. A biblioteca escolar teve muito gosto em acompanhar as alunas que foram representar a nossa escola, Maria Inês Duarte, Mafalda Sarmento e Rita Rodrigues, que, embora não tenham passado à fase seguinte, se enriqueceram com esta experiência.

Para o ano há mais!

quarta-feira, 30 de março de 2011

Leitura a duas vozes

Integrada na Semana da Leitura, teve lugar na nossa biblioteca, no dia 24 deste mês, uma sessão de leitura a duas vozes que contou com a presença de professores, alunos e familiares, que brindaram os presentes com leituras de textos dos mais variados géneros. Algumas das leituras foram acompanhadas por um fundo musical proporcionado pelo som de uma guitarra.


segunda-feira, 28 de março de 2011

Feira do Livro

Decorreu, entre 22 e 24 de Março, a Feira do Livro, vocacionada prioritariamente para a comunidade escolar. Estiveram presentes mais de seis centenas de livros, a grande maioria usados, abarcando uma diversidade de títulos desde a literatura portuguesa à literatura estrangeira, passando pelos livros infanto-juvenis, pelos livros pedagógicos, pelos livros técnico-científicos, pela banda desenhada, entre outros.


Com esta iniciativa pretendeu-se promover o contacto dos leitores de diferentes idades com o livro e, deste modo, estimular o gosto pela leitura.

sexta-feira, 25 de março de 2011

Chá com Letras

Realizou-se no passado dia 22 de Março mais uma sessão do "Chá com Letras" em que estiveram presentes alunos e professores do ensino nocturno. Desta vez o livro escolhido foi um clássico:"As aventuras de Huckleberry Finn" de Mark Twain. Foi um serão agradável de se passar, onde se falou do livro, dos seus personagens, do autor e se estabeleram algumas comparações entre a época em que o livro foi escrito e alguns dos acontecimentos recentes da sociedade actual.
A próxima sessão está agendada para 17 de Maio próximo.

sexta-feira, 18 de março de 2011

Estafeta da Leitura

No sentido de comemorar o Dia da Mulher realizou-se nos dias 10 e 11 de Março uma estafeta da leitura em que estiveram envolvidos alunos de várias turmas, quer do ensino básico, quer do ensino secundário. Cada turma escolheu os seus representantes que se deslocaram às salas de aulas onde leram poemas de diversos poetas dedicados à Mulher.


quarta-feira, 16 de março de 2011

Concurso de Máscaras de Carnaval

Realizou-se um Concurso de Máscaras de Carnaval promovido pela Biblioteca em colaboração com o grupo de Educação Visual e cuja participação, por parte dos alunos dos 7º e 8º anos, foi numerosa. Os alunos mostraram a sua criatividade e o seu bom gosto.


O júri, constituído pelos professores Vasco Silva, Hugo Batista e Fernando Costa, depois de analisar os vários trabalhos expostos, escolheu como os mais bem concebidos os seguintes trabalhos:

           1º Classificado - Ana Rita Taborda do 7º B


2º Classificado - Duarte Silva do 8º B    
              

 3º Classificado - Anabela Esquina do 8º B

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Poesia popular

Nos dias 11 e 15 de Fevereiro deslocaram-se à nossa biblioteca os poetas populares Dº Lídia Vaz, Sr.º Luís Ricardo e  Sr.º Manuel Augusto Francisco, que recitaram diversos poemas da sua autoria perante uma plateia constituída pelos alunos das turmas do 7º ano. Os mais novos não quiseram deixar de mostrar a sua veia poética e também leram versos da sua autoria para os nossos convidados. A todos eles o nosso obrigado pela sua presença bem como à Biblioteca Municipal que tornou possível a vinda destes simpáticos poetas populares.





quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Chá com Letras

No passado dia 1 de Fevereiro realizou-se mais uma sessão do “Chá com Letras”, que contou com a presença animada de professores e alunos dos cursos nocturnos. Começamos por cumprir o ritual de nos sentarmos à volta de uma fila de mesas sobre as quais tínhamos os indispensáveis chá e biscoitos e iniciou-se a sessão em que o livro escolhido, “Sexta-feira ou a Vida Selvagem”, proporcionou uma interessante troca de ideias que extravasaram para um debate sobre a evolução da sociedade em que vivemos. Reconheceu-se que hoje se lê menos do que antes mas há a consciência de que o saber ler, é importante e muito! Hoje a sociedade não aceita quem não sabe ler. É um estigma. A próxima sessão está agendada para o dia 1 de Março.

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Concurso de desenho de Marcadores de Livros

No âmbito das Comemorações do Dia Internacional dos Direitos Humanos realizou-se um concurso de desenho de Marcadores de Livros, dinamizado pela Biblioteca Escolar e pelo grupo de Educação Visual. Embora o tema dos Direitos Humanos fosse trabalhado nas aulas de área de projecto do 7º ano, o concurso foi dirigido a todos os alunos da escola, divididos em 3 escalões: 7º/8º anos; 9º/10º anos e 11º/12º anos.

O júri, constituído pelos professores Vasco Silva, Hugo Batista e Fernando Costa, avaliou as dezenas de trabalhos propostos tendo premiado os trabalhos de Ângela Oliveira do 11º B, Pedro Coelho do 9º A e Gonçalo Valente do 7º B.
O júri agradece a participação de todos os alunos envolvidos nesta actividade.


quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Concurso Ementas Saudáveis

No âmbito da Comemoração do Dia Mundial da Alimentação, a Equipa da Biblioteca da Escola Secundária António Inácio da Cruz em parceria com a Equipa do PES levou a efeito um concurso de ementas saudáveis para os alunos do 9º ano, que trabalharam sobre este tema nas aulas de área de projecto.

Foram apresentadas 21 ementas que o júri, constituído pela Dr.ª Dora Faria e pelos professores Fernando Costa e Hugo Batista, analisou e escolheu, como sendo as melhores, de acordo com o regulamento do concurso, as seguintes ementas:





O júri agradece a participação de todos os alunos envolvidos nesta actividade.


sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Chá com Letras

Realizou-se no passado dia 23 de Novembro a primeira reunião da comunidade de leitores adultos. Contou com a presença de alunos dos EFA, do CNO e de professores. Falou-se sobre vários livros, designadamente: O Principezinho de Saint-Exupéry; O cavaleiro da Dinamarca, de Sophia Andresen; da Lua de Joana, de Maria Teresa Gonzalez e de O Gato malhado e a Andorinha Sinhá, de Jorge Amado. A sessão foi bastante participada e a acompanhar as letras houve chá e biscoitos. A próxima sessão está agendada para a última 3ª feira de Janeiro


domingo, 14 de novembro de 2010

Poesia de Outono com castanhas

No passado dia 11 de Novembro, comemorou-se o dia de S. Martinho com uma actividade na Biblioteca Escolar intitulada “Poesia de Outono com castanhas” e que visou promover hábitos de leitura através da declamação de alguns poemas de autores portugueses e da leitura de quadras alusivas à efeméride. Todas as turmas do 3º ciclo estiveram envolvidas, tendo vários alunos participado de forma empenhada. Foram também expostos provérbios, adivinhas e não faltaram as castanhas assadas que no nosso país fazem parte da tradição do S. Martinho.

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Dia Internacional das Bibliotecas Escolares

Comemorando-se no mês de Outubro 466 anos sobre a outorga, pelo rei D. João III, da Carta de vila ao lugar da Grandolla (22 de Outubro de 1544), o centenário da Implantação da República e o mês Internacional das Bibliotecas Escolares, como forma de assinalar estas efemérides, a Biblioteca Escolar da ESAIC, com a preciosa colaboração do Sector do Património Cultural do Município de Grândola, que se fez representar pelo Dr. Idálio Nunes e pela Dr.ª Daniela Sousa, levou a efeito, no dia 25 de Outubro, uma palestra subordinada aos temas: A atribuição da Carta de vila e a instituição do Concelho de Grândola e Grândola no contexto do republicanismo português. Procurou-se, assim, pôr em evidência a Grândola do século XVI e o contributo dado por esta e pelos grandolenses para a implantação do regime republicano em Portugal.

Os alunos das turmas do 9º ano e 12º C bem como alguns professores aderiram à actividade que proporcionou momentos de conhecimento e bem-estar que a todos agradou.

Ainda no âmbito das comemorações do Dia Internacional das Bibliotecas Escolares a nossa biblioteca deu a oportunidade de os alunos escreveram num mural aquilo que pensam sobre a sua biblioteca.

sábado, 23 de outubro de 2010

Bibliopaper

Como é habitual, durante o mês de Outubro a Biblioteca Escolar convida os alunos das turmas do 7º e 10º anos a visitarem-na para que fiquem a conhecer este espaço da escola tão importante. Inicialmente é feita uma breve apresentação do espaço da biblioteca e dos seus recursos bem como do seu funcionamento. Posteriormente passa-se ao bibliopaper: cada turma é dividida em grupos que partem à descoberta da biblioteca através do preenchimento do questionário que lhes foi entregue. A actividade decorre com interesse e empenho e no final os alunos ficam a saber como funciona este espaço.
Nos dias seguintes à realização desta actividade é notório o acréscimo de novos utentes que a biblioteca passa a ter.