terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Conheces o autor do mês...


valter hugo mãe é o nome artístico do escritor Valter Hugo Lemos (Henrique de Carvalho, Angola, 25 de Setembro de 1971). Além de escritor é editor, artista plástico e cantor angolano.
Passou a infância em Paços de Ferreira e em 1980 mudou-se para Vila do Conde. Licenciou-se em Direito e fez uma pós-graduação em Literatura Portuguesa Moderna e Contemporânea.
valter hugo mãe escreve-se mesmo com letras minúsculas. Assim como todos os seus romances. A liberdade formal é um dos pontos de honra do vencedor do Prémio Saramago de 2007 e uma das razões por ter sido apelidado de "tsunami" - "não no sentido destrutivo, mas da força" - por José Saramago.
valter hugo mãe tem uma explicação muito simples. "Sempre gostei da limpeza das minúsculas. Arrancando as maiúsculas do início das frases, as pessoas aceleram a leitura, ficam um pouco sem travões e chega-se mais depressa ao fim. Isso está em concordância com a nossa atitude. Não falamos com maiúsculas, aspas ou travessões".
valter hugo mãe confessa que enquanto escreve se fecha em semiclausura e o que lhe vale é a fast food. "Tenho a despensa cheia de latas de atum, salsichas e aquelas sopas em pacote. Toda essa parafernália de comida para solteiro. Desenvolvo até algumas dependências, como a de sopas de supermercado. Gosto de as comer e recordar os bons tempos da escrita do livro." Nessa altura, valter hugo mãe é capaz de acordar às sete e de se deitar às quatro da manhã. Pelo meio só há tempo para comer e ir à casa de banho.
O seu último romance "a máquina de fazer espanhóis" não foi excepção. O autor já tinha definido o tom do livro. Sabia que queria falar da terceira idade e da iminência da morte. Tinha a personagem principal, António Silva, bem definida na sua cabeça. Sabia que ia escrever na primeira pessoa e que ia dedicar o livro ao pai. "Foi uma maneira de substituir o que o meu pai não teve. Ele morreu antes de ser velho. Senti que podia aproximar-me da sua memória e ficcionar uma terceira idade que ele não viveu."
Com  “a máquina de fazer espanhóis”, valter Hugo mãe foi o grande vencedor da 10.ª edição do Prémio Portugal Telecom de Literatura em Língua Portuguesa. O escritor recebeu numa cerimónia que decorreu no Auditório Ibirapuera, em S. Paulo, no Brasil, o prémio na categoria de melhor romance e também foi o vencedor do Grande Prémio Portugal Telecom 2012.
O escritor, licenciado em Direito, fugia da escola porque tinha medo de levar uma coça da professora. O irmão avisou-o de que isso ia acontecer. Foi preciso a mãe explicar-lhe que precisava de ir à escola para "aprender a guardar as coisas que tinha na cabeça". Apaixonou-se pelas letras. Passava a vida a perguntar: "Que palavra é essa?" Começou por escrever poesia, sempre às escondidas, e nunca esqueceu o primeiro livro, que comprou, aos 10 anos, por conta própria: "Mistério da Mansão Assombrada", de Hitchcock. "A partir daí arranjei maneira de ler mais livros." Ainda assim, não se achava homem da prosa. "Li muitos autores chatos." O primeiro romance surgiu porque não lhe apetecia estudar e tinha uma frase que não lhe saía da cabeça: "Era o homem mais triste do mundo." Foi o início de "nosso reino" e desde então nunca mais abandonou os romances.
Para além da escrita tem-se dedicado ao desenho, com uma primeira exposição individual inaugurada em Maio de 2007, no Porto, e à música, tendo-se estreado como voz do grupo O Governo em Janeiro de 2008, no Teatro do Campo Alegre, no Porto.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Valter_hugo_m%C3%A3e
http://www1.ionline.pt/conteudo/43297-valter-hugo-mae-o-escritor-que-nos-poe-ler-sem-travoes

Sem comentários: