sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Este mês sugerimos Ouvir...

MUSE

Os Muse são uma banda de rock alternativo britânica, composta por Matthew Bellamy (voz, guitarra e piano), Christopher Wolstenholme (baixo, voz secundária e teclado) e Dominic Howard (bateria e percussão). Formada em 1994, a banda, antes de se denominar Muse, teve dois nomes diferentes - Gothic Plague e Rocket Baby Dolls.
O seu primeiro CD – “Showbiz” – foi lançado a 3 de Outubro de 1999. O álbum foi bem recebido pela crítica e os singles ‘Muscle Museum’, ‘Showbiz’ e ‘Unintended’ tiveram algum sucesso dentro e fora do Reino Unido. Nessa altura, surgiram comparações com outro grupo britânico, os Radiohead, mesmo não sendo uma influência para a banda. Segundo Matthew Bellamy, as influências da banda são, entre muitos outros, Jeff Buckley, Queen e Rage Against the Machine.
Dois anos depois, a 17 de Junho de 2001, lançaram o segundo CD – “Origin Of Symmetry”, que teve um sucesso ainda maior que “Showbiz” e fez com que a banda iniciasse uma tournée a nível mundial. A música “Plug In Baby” conseguiu alcançar o 11º lugar nos tops britânicos, e “New Born”, o 12º.
A 30 de Junho de 2002, lançaram o DVD “Hullabaloo Live at Le Zenith”, que regista um concerto inteiro gravado em Paris. Lançaram também um CD duplo com o nome “Hullabaloo Soundtrack”, com parte do concerto e uma selecção de b-sides gravados pela banda entre Março de 1999 e Outubro de 2001.
O seu terceiro álbum, intitulado “Absolution”, saiu a 21 de Setembro de 2003 e foi nº1 no Reino Unido. Os singles “Time Is Running Out” e “Hysteria” foram sucessos imediatos, entrando para as playlists da maioria dos canais de música e rádios e, consequentemente, a banda fez outra grande tournée.
A 12 de Setembro de 2005 foi lançado o DVD “Absolution Tour”, contendo o concerto dado no Festival de Glastonbury a 27 de Junho de 2004 e alguns vídeos de concertos feitos durante a tournée americana.
Em 2006, a 2 de Julho, lançaram o álbum “Black Holes and Revelations”, e, assim como o seu antecessor, entrou directamente para o 1º lugar nos tops britânicos. O primeiro single retirado do álbum foi “Supermassive Black Hole”, que atingiu o top 5 do Reino Unido.
Durante a tournée de ‘Black Holes And Revelations’, a banda deu dois concertos no estádio de Wembley, para celebrar a sua reinauguração. É assim editada mais uma gravação ao vivo, o “Haarp”, lançado em CD e DVD a 17 de Março de 2007, contendo grande parte da apresentação do concerto.
 “The Resistance”, o quinto álbum, chegou até nós no dia 14 de Setembro de 2009 e alcançou o 1º lugar na lista dos discos mais vendidos no Reino Unido na sua semana de lançamento. Em Portugal, é disco de ouro, estando há 56 semanas no top dos discos mais vendidos.
Com o lançamento deste álbum, os Muse iniciaram uma nova tournée mundial, que passou por Portugal duas vezes (Pavilhão Atlântico e Rock in Rio).
 Recentemente, receberam o grammy de melhor álbum rock por “The Resistence”.

DISCOGRAFIA

Álbuns de estúdio: Showbiz, Origin of Symmetry, Absolution, Black Holes and Revelations, The Resistence;
EP: Muse, Muscle Museum, random 1-8;
Demos: This is a Muse Demo, Newton Abbot Demo, 2 Tracks
Álbuns ao vivo: HAARP;
Compilações: Hullaballoo Soundtrack;
DVD: Hullabaloo Live at Le Zenith, Absolution Tour, HAARP.

Sem comentários: