sexta-feira, 21 de março de 2014

Conheces o autor do mês...

Markus Zusak nasceu em Sydney, Austrália. A sua mãe, Lisa, é alemã, e o seu pai, Helmut, é austríaco. Eles mudaram-se para a Austrália no final de 1950.
O mais novo de quatro filhos de um austríaco e uma alemã, Markus cresceu ouvindo histórias a respeito da Alemanha Nazi, sobre o bombardeio de Munique e sobre judeus marchando pela pequena cidade alemã da sua mãe. Ele sempre soube que essa era uma história que ele queria contar.
"Nós temos essas imagens das marchas em fila de garotos e dos 'Heil Hitlers' e essa ideia de que todos na Alemanha estavam juntos nisso. Mas ainda havia crianças rebeldes e pessoas que não seguiam as regras e pessoas que esconderam judeus e outras pessoas em suas casas. Então eis outro lado da Alemanha Nazi", disse Zusak numa entrevista.
Zusak é o autor de cinco livros. The Underdog (não publicado em português), o seu primeiro livro, levou sete anos para ser publicado. O mensageiro, publicado em 2002, venceu o prémio de livro do ano no CBC (prémio australiano de livros). Em 2005, aos 30 anos, Zusak já se afirmou como um dos mais inovadores e poéticos romancistas dos dias de hoje. Com a publicação de "A Rapariga que Roubava Livros", ele foi batizado como um "fenómeno literário" por críticos australianos e norte-americanos. Atualmente, já foi traduzido em mais de 30 idiomas. Também recebeu prémios na Austrália e pelo mundo. A rapariga que roubava livros manteve-se no primeiro lugar de vendas no site da Amazon.com, na lista dos mais vendidos do The New York Times, e também em países como o Brasil, Irlanda e Taiwan. Ficou entre os 5 mais vendidos no Reino Unido (UK), Israel, Espanha e Coreia do Sul. Outros países ainda esperam por seu lançamento. O Livro está sendo adaptado para o cinema, com estreia prevista para 2014.

Markus Zusak vive em Sydney com a sua esposa e filha. Gosta de surfar e assistir filmes no seu tempo livre.

Sem comentários: