segunda-feira, 23 de abril de 2012

Este mês podes ouvir...


Boss AC é um rapper e cantor de hip hop português filho de pais cabo-verdianos. É considerado um dos pioneiros do hip hop português, até mesmo considerado o pai do Hip-Hop Tuga.
Nascido Ângelo César, Boss AC é filho da cantora e atriz cabo-verdiana Ana Firmino e do pintor cabo-verdiano António N. Firmino (Toi Firmino).
Boss AC iniciou a sua carreira musical no final dos anos 80. Chegou a ser vocalista dos Cool Hipnoise, teve várias participações especiais em discos dos Da Weasel, General D e dos Delfins, o que lhe deu algum impulso no mundo da música.
Por essa altura ganharam alguma projeção rappers oriundos maioritariamente da zona periférica da Grande Lisboa. Esse movimento veio a traduzir-se na compilação "Rapública" (Sony, 1994), na qual Boss AC foi responsável pela produção, autoria e composição dos temas "Generate Power" e "A Verdade", marcando o arranque definitivo da carreira do artista.
No final de 1997 Boss AC partiu para os EUA, onde o álbum Manda Chuva, com a mistura de Troy Hightower, um dos mais requisitados misturadores de hip-hop dos EUA.
Depois de feita a gravação do disco em Nova Iorque, Boss AC regressou a Portugal e "Mandachuva" foi comercializado em 1998, marcando a estreia do cantor. O álbum experimenta novas abordagens musicais – ragga, soul, R&B – sempre em torno do hip-hop, bem como influências das suas origens africanas.
Seguidamente, juntou-se a Gutto, o líder dos Black Company uma das bandas que gravaram no Rapública, e formaram a No Stress, uma das maiores produtoras de hip-hop em Portugal.
Boss AC participou em trabalhos dos Xutos & Pontapés e dos Santos & Pecadores, compôs para cinema e televisão.
Em dezembro de 2002, Boss AC compilou os temas que foi criando durante esses anos no seu segundo álbum de originais, "Rimar Contra a Maré", inteiramente gravado, produzido e misturado pelo próprio autor, tendo sido considerado um álbum extremamente autobiográfico e um pouco negro, exteriorizando o seu desencanto com o mundo.
Em fevereiro de 2005 o videoclipe do single "Quieres Dinero", produzido com Gutto, foi nomeado para os African Music Video Awards, na categoria "Melhores Efeitos Especiais", do canal sul-africano "Channel O".
No mesmo ano, em março, Boss AC lança "Ritmo, Amor, Palavras", cujas misturas ficaram a cargo do seu colaborador de longa data, Troy Hightower, nos estúdios Hightower Productions, em Nova Iorque.
"Ritmo, Amor e Palavras" chegou ao estatuto de disco de ouro em agosto de 2005, com mais de dez mil cópias vendidas. Em outubro atingiu a marca de disco de platina, tendo vendido mais de 30.000 unidades até perto do final do ano. Dentro do género do hip-hop chegou a ser um dos três discos mais vendidos de sempre em Portugal. O single de estreia, "Hip-Hop (Sou eu e és tu)", ascendeu rapidamente aos primeiros lugares nos tops. Integrou, ainda, a banda sonora de vários programas de televisão com grande audiência nacional e entrou em múltiplas colectâneas editadas durante 2005. Em setembro de 2005 foi nomeado para os prémios da MTV Europe Music Awards, na categoria de Best Portuguese Act.
Boss AC empenhou-se numa digressão, com concertos em Portugal e também em Moçambique. Em outubro, o rapper português assegurou a primeira parte da estreia de 50 Cent em Portugal, no Pavilhão Atlântico, em Lisboa.
AC Para os Amigos é o nome do mais recente álbum de Boss Ac editado em 6 de fevereiro e marca a estreia do músico pela Universal Music. “Sexta-feira (Emprego Bom Já)”, é o primeiro single do álbum.

Prémios e reconhecimento
Em 2006, o cantor foi candidato pela segunda vez consecutiva aos prémios da MTV Europe, na categoria de Best Portuguese Act, proeza nunca alcançada por outro músico em Portugal.
Tem participado em vários festivais de música cabo-verdianos, entre os quais o afamado Festival da Baía das Gatas, em São Vicente, o primeiro do género em Cabo Verde e quiçá o mais conceituado.
Em 2007, Akon convidou Boss AC para um remake do êxito "I Wanna Love You", incluindo videoclipe. Esse tema acabou por ser ouvido nos E.U.A, ficando em posições notáveis nas tabelas.
Em Janeiro de 2008, AC lançou o 1º tema do seu novo álbum, "Preto no Branco". O tema denomina-se "Levanta-te (Stand Up)", tendo o respectivo videoclipe sido lançado em 21 de julho na MTV. O álbum conta ainda com a participação de Mariza no tema "Alguém Me Ouviu (Mantém-te Firme)". O single, a música antes referida, "Levanta-te (Stand Up)" e ainda "Acabou (Até Te Esquecer)" fazem parte da banda sonora da série 'Morangos com Açúcar'. Boss Ac já anunciou que em Fevereiro irá lançar o seu novo álbum intitulado "Ac para os amigos", tendo já revelado uma das musicas do album chamada "Sexta Feira (emprego bom já)"

Sem comentários: