segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Este mês sugerimos Ouvir...

COLDPLAY

banda britânica de rock alternativo fundada em 1996 em Inglaterra pelo vocalista Chris Martin e o guitarrista Jonny Buckland. O baixista, Guy Berryman, e mais tarde o baterista, Will Champion, juntaram-se ao grupo. O empresário Phil Harvey é muitas vezes considerado o quinto membro não oficial. Em 1998 a banda passou a chamar-se "Coldplay.
Conseguiram fama mundial com o lançamento do single "Yellow" em 2000, seguido pelo seu álbum de estreia lançado no mesmo ano, Parachutes, que foi nomeado para um Mercury Prize. O segundo álbum da banda, A Rush of Blood to the Head (2002) foi lançado com várias críticas positivas, vencendo vários prémios, incluindo o de Álbum do Ano, tendo sido considerado o melhor álbum do Coldplay. O seu álbum seguinte, X&Y foi inicialmente recebido com opiniões diversas pela crítica, após o seu lançamento em 2005. No entanto, o quarto álbum de estúdio da banda Viva la Vida or Death and All His Friends (2008), produzido por Brian Eno, foi recebido com comentários favoráveis e obteve várias indicações para prémios, vencendo o Grammy. Em 24 de outubro de 2011, a banda lançou seu quinto álbum, intitulado Mylo Xyloto. Tal como seus antecessores, o álbum foi um sucesso comercial.
A banda já ganhou vários prémios  incluindo seis Brit Awards — vencendo o de Melhor Grupo Britânico três vezes, quatro MTV Video Music Awards, e sete Prêmios Grammy entre vinte indicações. Os Coldplay já venderam mais de 50 milhões de discos em todo o mundo.

Sem comentários: