segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Este mês sugerimos o livro...

TUDO SOBRE O NATAL

Sempre que chegamos ao Natal, há um rol inteiro de perguntas que fazemos a nós próprios. De onde veio a tradição da árvore de Natal? Por que o natal é a 25 de Dezembro? Qual a origem do presépio? É a estas e mais perguntas relacionadas com a época natalícia que Desmond Morris, procura responder no livro Mistérios de Natal, editado pela Europa-América. Eis algumas das questões abordadas por Morris, com o resumo das respectivas respostas.

PORQUE É QUE O NATAL É A 25 DEZEMBRO? Para terminar as confusões relacionadas com o nascimento de Cristo, o Papa Júlio I, em meados do século IV, estipulou que data oficial do nascimento de Cristo seria 25 de Dezembro. A escolha foi inteligente, porque ao colocar o nascimento de Cristo no meio das antiquíssimas festividades pagãs do solstício de Inverno, a igreja cristã absorveu-as e converteu-as.

QUAL A ORIGEM DA ÁRVORE DE NATAL? Originalmente, existia a adoração pagã da árvore. Há 1200 anos, os germânicos pagãos reverenciavam o carvalho. Os missionários cristãos adoptarão a adoração da árvore, mas transferiram-na para o abeto que foi escolhido por ter forma triangular. Os três pontos do triângulo passaram a representar a santíssima trindade. O costume germânico da árvore de natal difundiu-se, sobretudo a partir do século XIX.

QUEM É O PAI NATAL? Para suavizar as forças da natureza, os vikings vestiam alguém que representa-se o Inverno e recebiam tão bem quanto possível. Os ingleses retomaram o costume. Mais tarde confundiu-se o Pai natal original com o São Nicolau, um santo bispo da cidade de Myra que era conhecido pelas suas generosa ofertas de presentes e pela protecção às crianças. Dessa mistura, nasceu o Pai Natal actual.

POR QUE ENFEITAMOS A ÁRVORE DE NATAL?

POR QUE SE COMO PERÚ NO NATAL?

POR QUE DESCE O PAI NATAL PELA CHAMINÉ?

QUAL A ORIGEM DO PRESÉPIO?

POR QUE DAMOS PRESENTES NO NATAL?

Para saber a resposta a estas perguntas e a muitas outras, não deixe de ler o livro que lhe recomendamos para este mês….

Sem comentários: