segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Conheces o autor do mês?


Hans Christian Andersen

foi um poeta e escritor dinamarquês de histórias infantis. Entre os contos de Andersen, destacam-se: O Abeto, O Patinho Feio, A Caixinha de Surpresas, Os Sapatinhos Vermelhos, O Pequeno Cláudio e o Grande Cláudio, O Soldadinho de Chumbo, A Pequena Sereia, A Roupa Nova do Rei,A Princesa e a Ervilha, A Pequena Vendedora de Fósforos, A Polegarzinha.

Hans Christian Andersen nasceu numa família dinamarquesa muito pobre em Odense, a 2 de abrilde 1805 O pai fomentou a imaginação e a criatividade de Hans, deixando-o aprender a ler, contando-lhe histórias e, mesmo, fabricando-l

he um teatrinho de marionetas. Hans apresentava no seu teatro peças clássicas, tendo chegado a memorizar muitas peças de Shakespeare, que encenava com seus brinquedos.

Em 1816, o pai morreu e ele, com apenas onze anos de idade, foi obrigado a abandonar a escola, tendo de se sustentar. Trabalhou como aprendiz de tecelão e, mais tarde, para um alfaiate. Aos 14 anos, mudou-se para Copenhaga para procurar emprego como actor. Tendo uma excelente voz, foi aceite no Teatro Real da Dinamarca, tendo começado a interessar-se por literatura.

Em 1828, foi admitido na Universidade de Copenhaga. Em 1829, quando os seus amigos já consideravam que nada de bom resultaria da sua excentricidade, obteve considerável sucesso comUm passeio desde o canal de Holmen até à ponta leste da ilha de Amager, e acabou por alcançar reconhecimento internacional em 1835, quando lançou o romance O Improvisador, na sequência de viagens que o tinham levado a Roma, depois de passar por vários países da Europa.

Contudo, apesar de ter escrito diversos romances adultos, livros de poesia e relatos de viagens, foram os contos de fadas que tornaram Hans Christian Andersen famoso. Especialmente pelo facto de que, até então, eram muito raros os livros destinados a crianças.

Entre 1835 e 1842, Andersen lançou seis volumes de Contos, livros com histórias infantis traduzidos para diversos idiomas. Escreveu mais de 156 histórias. No início, escrevia contos baseados na tradição popular, especialmente no que ele ouviu durante a infância, mas depois desenvolveu histórias no mundo das fadas ou que traziam elementos da natureza.

No final de 1872, Andersen ficou gravemente ferido e em 4 de agosto de 1875 faleceu, em Copenhaga.

Graças à sua contribuição para a literatura infanto-juvenil, a data de seu nascimento, 2 de abril, é o Dia Internacional do Livro Infanto-Juvenil. Além disso, o mais importante prémio internacional do género, o Prémio Hans Christian Andersen, tem seu nome.

Hans Christian Andersen visitou Portugal em 1866 a convite da família O'Neill, cuja amizade terá sido alimentada nos bancos da escola em Copenhaga. Durante a sua estadia de cerca de dois meses em Portugal, regista as suas impressões sobre várias cidades portuguesas (Lisboa, Setúbal, Palmela, etc.) fazendo grandes elogios à sua paisagem. “O sol brilhava no céu claro e sobre as águas tranquilas. Em frente erguia-se Lisboa nas suas soberbas colinas, como uma monumental ampliação fotográfica. À medida que nos afastávamos, evidenciavam-se os recortes como vagas enormes de casas e palácios.[…]”.

Sem comentários: