quinta-feira, 20 de maio de 2010

O Euro

Historia do Euro




Há anos que a nova moeda estava a ser preparada.
O Tratado de Roma (1957) estabeleceu o mercado comum europeu como um objectivo cuja finalidade é assegurar o progresso económico e contribuir para “ uma união mais estreita entre os povos europeus”.
O Acto Único Europeu (1986) e o Tratado da União Europeia (1992), partindo do mesmo objectivo, introduziram a União Económica e Monetária (UEM) e lançaram as bases para a moeda única.
A Terceira fase da UEM teve início no dia 1 de Janeiro de 1999,

Os países participantes na área do Euro passaram a pôr em prática uma política monetária única. O Euro foi introduzido como moeda legal e as 11 moedas nacionais dos Estados – membros participantes passaram a ser subdivisões do Euro. Mais tarde, em 1 de Janeiro de 2001, a Grécia aderiu à UEM e, assim, passaram a ser 12 os Estados – Membros a introduzir as novas notas e moedas de Euros.
O êxito do Euro é então considerado fulcral para a realização de uma Europa onde pessoas, serviços, capitais e bens possam circular livremente.

Dos actuais 27 Estados adoptaram o euro os seguintes países:
Alemanha, Áustria, Bélgica, Chipre, Eslovénia, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Malta, Países Baixos e Portugal, prevendo-se que com a expansão da União Europeia alguns dos aderentes mais recentes, bem assim como outros Estados – membros mais antigos possam, nos próximos anos, partilhar também o Euro como moeda oficial.

Sem comentários: