terça-feira, 20 de abril de 2010

Este mês sugerimos o livro...

A Balada da Praia dos Cães

O Autor:
José Augusto Neves Cardoso Pires nasce a 2 de Outubro de 1925, na aldeia de Peso, no distrito de Castelo Branco, mas vem para Lisboa com poucos meses de idade. Fixa residência nesta cidade, onde morre a 26 de Outubro de 1998. É reconhecido como um dos mais importantes escritores portugueses da segunda metade de século XX.


A história:
Escrito durante o período pós -revolucionário e publicado em 1982, Balada da Praia dos Cães relata a investigação dum assassínio e os métodos da polícia em pleno regime do Estado Novo.
A história começa com o relatório da descoberta dum cadáver enterrado numa praia, graças a alguns cães que, casualmente, dão com o morto sepultado na areia.
Mais tarde a polícia descobre tratar-se do major Luís Dantas Castro, um militar preso por tentativa de golpe militar contra o regime político vigente, e que escapara da prisão refugiando-se juntamente com três cúmplices:
- Mena, uma jovem mulher com quem o major tinha uma violenta e obsessiva relação antes do seu encarceramento;
- o arquitecto Fontenova, outro prisioneiro detido pelo seu envolvimento com a revolta militar e membro do mesmo movimento de resistência anti-salazarista do Major;
- o cabo Barroca, que cumpre o seu serviço militar.
Os quatro refugiam-se numa casa situada a 20 km de Lisboa, aguardando a ajuda do advogado Gama e Sá, por eles apelidado Comodoro.
O responsável pela investigação é Elias Santana, um chefe da brigada da Polícia Judiciária, que vai reconstituindo o crime graças sobretudo aos interrogatórios feitos a Mena, confirmados e completados mais tarde pelos outros dois cúmplices, entretanto detidos.
A acção do livro desenrola-se em dois planos:
- o sucedido antes do crime, contado pela perspectiva de Mena;
- o próprio inquérito policial e a vida de Elias Santana.

Sem comentários: