terça-feira, 20 de abril de 2010

Este mês sugerimos o filme...

CAPITÃES DE ABRIL

Título Original: Capitaines d'Avril / Capitães de Abril
Género: Drama
Origem/Ano: FRA-POR-ITA-ESP/2000
Direcção: Maria de Medeiros

O filme é visto através dos olhos de uma menina, filha de um casal em ruptura. A mulher quer lutar por transformações e acha que o marido militar é reaccionário. Na verdade, ele integra o movimento revolucionário. A menina descobre que o seu pai é um herói, mas isso não salva o casamento.


Tudo começou com uma senha, quando uma rádio veiculou, na madrugada de 24 para 25 de
Abril de 1974, uma canção proibida pela ditadura - Grândola Vila Morena. A partir daí, começou a movimentação dos militares, que logo contagiou os civis. Uma florista distribui cravos aos revolucionários, o que deu origem à designação de Revolução dos Cravos.
Maria de Medeiros vai mostrar que o movimento dos capitães foi consequência de “Maio de 68” e que "A Revolução é um movimento interior; se não conseguirmos mudar interiormente, não poderemos abrir-nos para pensar em formas mais justas e humanas."

Algumas impressões da realizadora:


"Aquela menina não sou eu, aqueles não são os meus pais, mas de certa forma eu posso identificar-me com ela e escolhi o seu olhar inocente e puro para mostrar aqueles dias que abalaram Portugal."
Ela conta como foi emocionante encenar as cenas de euforia popular, quando o povo saiu às ruas para apoiar os canhões.
"Foi uma licença poética", diz Maria, mas ela diz que tem tudo a ver. O espírito revolucionário é, por excelência, libertário e transformador.”

Sem comentários: