quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Este mês podes ler...

Em 1957 Fernando namora publica o romance O Homem Disfarçado, que provoca acesas e opostas reacções, tanto no meio médico como no meio intelectual.
Qual a possibilidade de trocarmos uma pele construída milimetricamente a cada gesto, escolha, omissão? Qual é a verdadeira pele? Até que ponto os movimentos mecânicos, a ganância, as disputas, a mesquinhez e o medo da dor vão minando nossos espaços como seres humanos?
Esses são os conflitos analisados num texto que é uma crítica contundente à banalização da doença nas relações diárias entre médicos, hospitais, pacientes e familiares.
O livro relata momentos da vida de João Eduardo, profissional bem sucedido dentro dos padrões vigentes, mas com a personalidade e os sentimentos pulverizados entre mundos inconciliáveis ou cujo ponto de contato ultrapassa sua capacidade de ação.

Porque o livro também fala da ação como agente transformador. E da incapacidade de agir que marca o nosso quotidiano.
Uma obra em que Fernando Namora revela todas as suas capacidades de verdadeiro romancista para escrever sobre o amor, a morte e os pequenos nadas da vida humana. Por muitos considerada como a obra-prima deste autor. Um brilhante romance psicológico.

Sem comentários: