terça-feira, 30 de março de 2010

Algumas curiosidades


O Pinus aristata
As árvores mais velhas que existem à superfície do globo terrestre são o Pinus aristata, existindo alguns exemplares com mais de 8000 anos nas Montanhas Brancas dos Estados Unidos da América, a cerca de 2700 m de altitude.


A Lodoicea maldivica (Arecaceae)

A maior semente do mundo é o “côco do mar”, que pode chegar a pesar mais de 20 kg. É produzida por uma espécie de palmeira, a Lodoicea maldivica (Arecaceae), que é endémica da Ilha de Praslin, uma das muitas ilhas do arquipélago Índico das Seychelles.


Embondeiro

O embondeiro é o símbolo da savana, podendo viver mais de 1000 anos. Durante a estação das chuvas, as raízes absorvem o máximo de água, que depois é armazenada no tronco, que começa a inchar, a inchar, podendo alargar 9 metros de diâmetro. É difícil ver o embondeiro florir, porque as suas flores só abrem ao cair da noite e morrem no dia seguinte de manhã.

Sequóia

As sequóias são as árvores mais altas do mundo, estando referenciadas seis com mais de 100 m de altura, todas no estado da Califórnia. Em Portugal existe uma sequóia de dimensão apreciável em Vidago




Ginkgo biloba

De origem chinesa, esta árvore é considerada um fóssil vivo, pois data de há mais de 200 milhões de anos. É símbolo de paz e longevidade. Foi descrita pela primeira vez pelo médico alemão Engelbert Kaempfer, por volta de 1690, mas só despertou o interesse dos pesquisadores após a Segunda Guerra Mundial, quando perceberam que a planta tinha sobrevivido à radiação em Hiroshima, brotando no solo da cidade devastada.


Árvore de Pão

Os maiores frutos são os da árvore de pão, chegam a pesar 4 kg e sabem realmente a pão.




Nogueira

A nogueira cresce sempre só, porque produz uma substância nas suas folhas, que impede a germinação das outras plantas. Quando chove essa substância é arrastada pela água que cai sobre as folhas e contamina a terra.


Bambu

O bambu detém o recorde de crescimento.
Pode crescer 1,2 m em 24h.












Sem comentários: