sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Este mês sugerimos o livro...

“Livro” é o romance mais recente de José Luís Peixoto, vencedor do prémio literário José Saramago em 2001 pelo romance “Nenhum Olhar”, editado pela Quetzal e já se encontra disponível na nossa biblioteca. Deixamos aqui a sinopse, bem como um excerto da crítica publicada no Jornal de Letras aquando da sua edição.

Sinopse:

"Este livro elege como cenário a extraordinária saga da emigração portuguesa para França, contada através de uma galeria de personagens inesquecíveis e da escrita luminosa de José Luís Peixoto. Entre uma vila do interior de Portugal e Paris, entre a cultura popular e as mais altas referências da literatura universal, revelam-se os sinais de um passado que levou milhares de portugueses à procura de melhores condições e de um futuro com dupla nacionalidade. Avassalador e marcante, "Livro" expõe a poderosa magnitude do sonho e a crueza, irónica, terna ou grotesca, da realidade. Através de histórias de vida, encontros e despedidas, os leitores são conduzidos a um final desconcertante onde se ultrapassam fronteiras da literatura. "Livro" confirma José Luís Peixoto como um dos principais romancistas portugueses contemporâneos e, também, como um autor de crescente importância no panorama literário internacional."

Crítica por Miguel Real in Jornal de Letras

 (…)
“Se deveras não nos irritasse o prefixo da palavra "pós-modernismo" (uma mera moda literária que preenche a ausência da palavra correcta que a todos nos falta para designar a literatura de hoje), estaríamos tentados a classificar Livro como o grande romance do pós-modernismo português. Preferimos, antes, chamar a atenção do leitor para o facto, iniludível, de que, com Livro, se inicia a maturidade literária de um grande escritor.”

Sem comentários: