O Dia das Bruxas, ou Halloween no original em Inglês, é uma comemoração que ocorre no dia 31 de Outubro, nos países anglo-saxónicos, em especial nos Estados Unidos da América, Reino Unido, Irlanda e Canadá, e que tem origem nas celebrações pagãs dos antigos povos celtas.
O Halloween provém das tradições dos povos que habitaram a Gália e as ilhas da Grã-Bretanha entre os anos 600 a.C. e 800 d.C. e não tinha qualquer relação com as bruxas. Tratava-se
de um festival do calendário celta da Irlanda – Samhain – que se celebrava entre 30 de Outubro e 2 de Novembro e que marcava o fim do verão e o início de um ano novo.
O Samhain era comemorado por volta do dia 1 de Novembro, com alegria e homenagens aos mortos e aos deuses.
Uma vez que, entre o pôr-do-sol do dia 31 de Outubro e dia 1 de Novembro, ocorria a noite sagrada – Hallow Evening – em inglês, pensa-se que seja esta a origem do seu nome actual: Hallow evening –> Hallowe’en –> Halloween.
Uma outra hipótese é a de que a igreja católica, durante a idade média, tenha tentado eliminar a festa pagã
do Samhain instituindo restrições na véspera d
o Dia de Todos os Santos, conhecido nos países de língua inglesa como All Hallows’ Eve – quem comemorasse aquela data, era perseguido e condenado à fogueira pela Inquisição.
É, aliás, desta forma, que surge a ligação da data com as bruxas, no seguimento das perseguições e julgamentos efectuados pela Inquisição que tinham com intuito condenar os homens ou mulheres que fossem considerados curandeiros e/ ou pagãos. Aqueles que fossem alvo de tal suspeita eram vistos como bruxos ou bruxas devendo ser julgados pelo tribunal do Santo Ofício e, na maioria dos casos, queimados na fogueira dos autos-de-fé.
A designação de Halloween manteve-se e a sua comemoração é levada para os Estados Unidos no
século XIX, pelos emigrantes Irlandeses (povo de cultura celta), ficando conhecida como “Dia das B
ruxas”, uma lenda histórica.
Com mais de dois mil anos de história, o Halloween é hoje comemorado em muitos países, em parte, devido à grande influência da cultura Americana. Tornou-se uma data em que crianças e adultos se fantasiam de bruxas, fantasmas, esqueletos… e pedem doces de casa em casa “trick-or-treat”, decoram as suas casas a preceito com abóboras, morcegos, aranhas, caveiras… e fazem festas e bailes que remetem para o universo da magia e do sobrenatural.
Um dos principais símbolos deste dia é a abóbora esculpida, iluminada por uma vela e colocada à porta das casas – as “Jack-O Lanterns”.
Uma lenda nascida do folclore irlandês quando um homem, Jack, foi obrigado a andar sozinho sem nunca deixar apagar a sua vela para iluminar o seu caminho. Para tal, Jack esculpiu um nabo e colocou a vela dentro do mesmo. Como nos Estados Unidos não existiam nabos, as pessoas usaram as abóboras para o efeito, tornando-se num símbolo mundialmente famoso.