sexta-feira, 9 de março de 2012

Este mês sugerimos o livro...


Michael Berg, um adolescente nos anos 60, é iniciado no amor por Hanna Schmitz, uma mulher madura, bela, sensual e autoritária. Ele tem 15 anos, ela 36. Os seus encontros decorrem como um ritual: primeiro banham-se, depois ele lê, ela escuta, e finalmente fazem amor. Este período de felicidade incerta tem um fim abrupto quando Hanna desaparece de repente da vida de Michael.

Michael só a encontrará muitos anos mais tarde, envolvida num processo de acusação a ex-guardas dos campos de concentração nazis. Inicia-se então uma reflexão metódica e dolorosa sobre a legitimidade de uma geração, a braços com a vergonha, julgar a geração anterior, responsável por vários crimes.

O conflito do personagem dá-se em dois momentos, primeiro por ele ainda perceber que ainda ama uma mulher que foi cúmplice de um dos crimes mais bárbaros do século XX. Depois, quando ele nota que há nela um segredo, uma vergonha, pela qual ela prefere ser condenada como assassina em vez de revelar. Berg, estudante de direito, procura saber o que está certo: dizer a todos o que sabe e trair a mulher que ama ou deixar que ela se afunde por algo que não pode ser responsabilizada

Perturbadora meditação sobre os destinos da Alemanha, O Leitor, é desde O Perfume, o romance alemão mais aplaudido nacional e internacionalmente. Já traduzido em 39 línguas, a obra foi adaptada ao cinema e já venceu alguns prémios.

Sem comentários:

Enviar um comentário