quarta-feira, 9 de março de 2011

Este mês sugerimos Ouvir...

         Ivete Sangalo
Nasceu na Bahia, numa família de músicos. Começou a cantar ainda criança e, no colégio, aproveitava os intervalos para tocar viola. Nos saraus familiares, encarregava-se da percussão. Foi morar para Salvador aos dezassete anos, tendo trabalhado como modelo, mas não resistiu à paixão pela música que sempre foi seu sonho.

No início da sua carreira, começou por tocar em pequenos bares. Em seguida, realizou alguns concertos em cidades do interior da Bahia, chegando a apresentar-se em Pernambuco. Na cidade natal, Juazeiro, recebeu o convite para fazer a primeira parte do concerto de Geraldo Azevedo no teatro do centro de cultura João Gilberto.

De volta à capital baiana, foi convidada a participar num evento na cidade de Morro do Chapéu. Aí,  conheceu o produtor Jonga Cunha, fundador do Bloco Eva. Estava iniciado o reinado de Ivete na Banda Eva, com a qual lançou seis álbuns, vendendo mais de cinco milhões de cópias. Em 1992, a artista ganhou o troféu Dorival Caymmi de melhor intérprete. Aos poucos, a Banda Eva foi lançando alguns singles  de sucesso, como Flores, Beleza Rara, Levada Louca, Arerê, Pegue Aí, entre outros. Em 1997 a banda entrou para história da música brasileira, lançando Banda Eva Ao Vivo, que vendeu mais de 2 milhões de cópias, transformando a banda na maior do Brasil, chegando a fazer cerca de trinta concertos num mês. Rapidamente, o Brasil viu que à frente da banda não existia apenas uma cantora de carnaval, mas sim um grande talento. Com uma voz grave e um pouco rouca, Ivete mostrou que tinha talento, interpretando músicas dos mais variados estilos, tendo-se tornado a cantora de maior sucesso da actualidade.

A sua carreira a solo começou oficialmente no final da quarta-feira de cinzas de 1999, último carnaval dela com a Banda Eva. Entre Abril, Maio e Junho daquele ano, ela gravou as 14 faixas do CD a solo de estreia –  Ivete Sangalo. Com a carreira a solo, Ivete Sangalo já ultrapassou a marca de 8.500.000 discos vendidos.

Em seguida, lançou Beat Beleza, começando a sua digressão pelo Brasil em Salvador - ela começa sempre pela capital baiana como faz questão de frisar - no mesmo parque de exposições onde, no final de 2001, lançou o terceiro CD solo Festa.

Em Agosto de 2003 lançou o quarto CD a solo, Clube Carnavalesco, Inocentes em Progresso. Em Março de 2004, lançou o CD MTV ao Vivo Ivete Sangalo (gravado no Estádio Fonte Nova, a 16 de Dezembro de 2003, para mais de 100 mil pessoas) e, no final de 2005, lançou o CD Super Novas.
Em Portugal, Ivete Sangalo tornou-se conhecida durante o Rock in Rio 2004. A partir daí, a cantora começou a conquistar o país, fazendo digressões que passaram por Lisboa, Porto, Ilha da Madeira e outras cidades. Voltou no Rock in Rio 2006, no primeiro dia de evento (o mais concorrido), quando fez mais de cem mil pessoas pularem com sua música.

No dia 5 de Agosto de 2006 iniciou a digressão As Super Novas, com um grande espectáculo em Salvador que reuniu mais de 50 mil pessoas. Ivete Sangalo ganhou em 2006 os prémios de melhor cantora do ano e de melhor música com a grande balada Quando a Chuva Passar, sucesso no Brasil e em Portugal.

A 16 de Dezembro de 2006, Ivete reuniu mais de 64 mil pessoas num concerto no estádio do Maracanã, Rio de Janeiro. Em Março de 2007, Ivete Sangalo lançou o resultado desse show nos CD e DVD Multishow ao vivo - Ivete Sangalo no Maracanã, que além de vender mais de 50 mil cópias na pré-venda na internet, entrou directamente para o primeiro lugar do Top Brasil, no primeiro dia em que esteve nas lojas, com a fantástica marca de 250 mil discos vendidos em algumas horas. Em apenas quinze dias, o CD alcançou a disco de platina. O DVD com o mesmo nome, lançado juntamente com o CD, obteve o disco de platina no mesmo dia de lançamento no Brasil e entrou directamente para o segundo lugar do TOP português, evidenciando a fama da cantora brasileira por terras lusitanas. Foi nesse concerto que Ivete renovou o seu estilo musical, fazendo uma mistura de Axé Music, Reggae e música romântica. A sua performance mereceu-lhe elogios da crítica especializada, não só do Brasil como também de outros países da América.
Em Dezembro de 2010,  é editado em Portugal o registo gravado por Ivete Sangalo no Madison Square Garden, em Nova Iorque. Disponível em CD e DVD, o trabalho apresenta Ivete Sangalo ao vivo numa das salas mais emblemáticas do mundo.
Ivete Sangalo no Madison Square Garden contempla também participações de Nelly Furtado , Juanes, Dave Matthews  e Seu Jorge, entre outros. Numa actuação perante uma sala completamente esgotada, a noite do Madison Square Garden serviu para apresentar os grandes êxitos da cantora baiana, bem como músicas inéditas como o single Acelera Ae.

Sem comentários:

Enviar um comentário