Bryan Adams
Filho de pais britânicos, aos doze anos comprou a sua primeira guitarra. Aos catorze anos mudou-se para Vancouver e começou a participar em audições como guitarrista. Bryan Adams passou parte da sua infância e adolescência em Portugal, dada a profissão de seu pai. Aos quinze anos abandonou a escola e juntou-se a uma banda como vocalista, fazendo digressões pelo Canadá. Em 1977 conheceu Jim Vallance e juntos começaram a escrever canções, não tardando muito para que as suas músicas começassem a ser tocadas por outros. Aos dezoito anos assinou o seu primeiro contracto com a "A&M Canada". É também amigo de infância do actor Michael J. Fox.
Adams, um defensor dos direitos dos animais tornou-se vegetariano por volta dos 28 anos e hoje é completamente vegano.
A carreira de Bryan Adams divide-se em duas grandes fases: anos 80 e anos 90. Nos anos 80 sua música era um rock-pop seguindo as tendências da época - essas músicas foram bandas sonoras de vários filmes e séries na época, incluindo Miami Vice e Footloose.
Nos anos 90 Bryan adquire um som mais romântico - essa fase é a mais conhecida do público em geral. É dessa época o seu maior sucesso, o álbum Waking up the neighbours em 1991, produzido por Mutt Lange, que contém a balada "(Everything I do) I do it for you" (da autoria de Michael Kamen); esta canção fez parte da banda sonora de "Robin Hood: Prince of Thieves" e foi um enorme êxito em todo o mundo. Depois desse álbum surgiu o "So far so good", uma espécie de coletânea contendo todos os hits de sucesso.
A carreira musical de Adams inclui vários duetos e colaborações, designadamente com: Tina Turner ("It’s Only Love") e Melanie C ("When You’re Gone").
Em 1990 participou com vários músicos, Cyndi Lauper, Van Morrison, Scorpions e outros, no concerto de Roger Waters, "The wall in Berlim".
Além de cantor, compositor, produtor Bryan Adams também é fotógrafo e já lançou três livros de fotografias.
Entrou no "Canada Wall of Fame". Em 1990 foi nomeado "Member of the Order of Canada" e promovido a "officer" em 1998
A discografia de Bryan Adams consiste em dez álbuns de estúdio, três álbuns gravados ao vivo, três compilações, sessenta singles, quatro álbuns vídeo, trinta e quatro vídeoclipes e uma banda sonora.
Sem comentários:
Enviar um comentário