segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Este mês podes ouvir...

Pearl Jam é uma banda norte-americana de rock alternativo, formada no ano de 1990 em Seattle, Washington. Desde sua origem, sua formação incluiu Eddie Vedder (vocais, guitarra rítmica), Jeff Ament (baixo), Stone Gossard (guitarra rítmica) e Mike McCready (guitarra solo), passando por mudanças na bateria, sendo Matt Cameron, que também compõe o Soundgarden, o atual baterista da banda.
Formada após a dissolução da Mother Love Bone, banda anterior de Ament e Gossard, o Pearl Jam estoirou no mainstream com seu primeiro álbum, Ten. Uma das bandas-chave do movimento grunge dos anos 90, o Pearl Jam foi criticado em seu início, sendo estereotipado como um grupo com propósitos somente comerciais. Todavia, através da carreira da banda, seus membros se tornaram notados pela sua recusa por aderir às tradicionais práticas da indústria musical, incluindo a recusa em produzirem videoclipes e o engajamento em um boicote contra a Ticketmaster. Em 2006, a Rolling Stone descreveu a banda como tendo "gastado muito da última década deliberadamente tentando destruir sua própria fama."

Desde sua formação, a banda já vendeu mais de 60 milhões de álbuns em todo o mundo. A banda Pearl Jam já superou diversos de seus contemporâneos do rock alternativo do começo dos anos 90, sendo considerada uma das bandas mais influentes da década. O Allmusic se refere ao Pearl Jam como "a banda americana de rock & roll mais popular dos anos 90."

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Quem sabe é o jardineiro


Era uma vez um rei que tinha, à roda do palácio, onde vivia, um enorme pomar muito bem tratado. Imensos jardineiros cuidavam desse pomar, que era a vaidade do rei.
Árvores de fruto de todas as espécies, algumas vindas de terras distantes, transformavam, na Primavera, o pomar num jardim magnífico, onde sobressaíam o cor-de-rosa, o azul, o branco e o amarelo das flores, sobre o verde fresco das folhas.
E, quando os frutos começavam a ganhar forma, o perfume que inundava o pomar quase entontecia.
Estava, um dia, o rei a mostrar o pomar a uns primos, príncipes de reinos vizinhos, quando viu, caídos de um pessegueiro uns tantos frutos meio apodrecidos.
Mandou logo chamar o chefe dos jardineiros e perguntou-lhe, muito irritado:
— Explique-me este desleixo. Quem é o responsável?
— Foram os pássaros, Majestade, que bicaram os frutos mais apetitosos — explicou o jardineiro.
— Pássaros? — exclamou o rei. — Como se atrevem a entrar nos meus domínios e a bicar as minhas riquezas?
— Os pássaros têm asas e não conhecem muros — respondeu o jardineiro.
— Pois vou eu ensiná-los — indignou-se o rei.
— Que podem os pássaros contra mim?
E o rei foi para o palácio, onde ditou um decreto para ser espalhado pelo reino, em que mandava matar todos os pássaros, passarinhos e passarocos, sem escapar um. As ordens do rei tinham de se cumprir. Foi uma mortandade.
No ano seguinte, realmente, já não havia pássaros atrevidos a bicar nos frutos do pomar real. Mas, em contrapartida, uma praga aflitiva de lagartas e insetos destruiu as colheitas, minou os frutos, empobreceu o reino.
— Como se explica isto? — perguntou o rei ao jardineiro. — Depois de guerrearmos os pássaros, temos agora de guerrear os mosquitos e as lagartas. Como se dá batalha às lagartas?
Sorrindo, o velho jardineiro respondeu:
— Para guerrear as lagartas, temos de nos aliar aos pássaros. São eles que as comem, mais às larvas e a todos os bichinhos miúdos da natureza.
— Podias ter explicado isso mais cedo — comentou o rei, fazendo-se esquecido.
Logo ali mandou anular o decreto, que tinha apagado as asas dos céus do reino. Os pássaros já podiam, de novo, voar livremente. E poisar onde lhes apetecesse.
Assim é que estava certo.



António Torrado

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Poema de outono

Poema de Outono

Quero apenas cinco coisas. 
Primeiro é o amor sem fim 
A segunda é ver o outono 
A terceira é o grave inverno 
Em quarto lugar o verão 
A quinta coisa são teus olhos 
Não quero dormir sem teus olhos. 
Não quero ser... sem que me olhes. 
Abro mão da primavera para que continues me olhando.

Pablo Neruda

Concurso Nacional de Leitura


Regulamento da 1ª fase 

1º Objectivo do Concurso
O Concurso Nacional de Leitura é promovido pelo PNL e é constituído por 3 fases. A primeira fase decorrerá a nível da escola com vista a seleccionar os três candidatos (por categoria) que representarão a escola na 2ª fase do concurso (fase distrital) nas categorias de alunos do 3º ciclo e do ensino secundário.

2º Inscrições
A participação no concurso obrigará a uma inscrição prévia, em formulário próprio disponibilizado na Biblioteca, a entregar no mesmo local até ao dia 2 de dezembro.

3º Livros seleccionados
3º Ciclo
a. “O rapaz do pijama às riscas”, de John Boyne;

b. “O gato que ensinou uma gaivota a voar”, de Luís Sepúlveda.

Secundário
a.                  “O Leitor”, de Bernhard Schlink.
b.                  Crónica dos bons malandros”, de Mário Zambujal.

4º Prova e método de selecção
1. A seleção será realizada com base numa prova que terá ligar no dia 9 de Janeiro pelas 16h50 na respetiva biblioteca e consistirá numa prova escrita com a duração de 45 minutos, que será constituída por um questionário de escolha múltipla e por eventuais comentários pessoais redigidos pelos participantes sobre um dos livros previamente escolhido na altura da inscrição. Serão selecionadas as 3 melhores provas de cada categoria para a fase seguinte.
Esta seleção será feita por um júri constituído por 3 professores;
2. Não haverá recurso das decisões do júri.
Para mais informações consultar o regulamento do concurso ou a coordenadora da biblioteca.
P

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Este mês podes ler...


Mia Devlin sabe o que é amar alguém de todo o coração... e depois ver esse alguém partir sem olhar para trás. Há muitos anos atrás, ela e Sam Logan partilharam laços incrivelmente fortes,construídos pela paixão e fortalecidos pela magia. Mas, certo dia, ele fugiu da Ilha das Três Irmãs, deixando-a sozinha e perdida em dolorosas lembranças. Foi então que Mia decidiu que nunca mais ia amar. 
Agora, cansado do mundo e saudoso de casa, Sam regressa à ilha com um único objectivo: reconquistar o amor da sua juventude. Mas o que encontra já não é uma rapariga apaixonada. É uma mulher adulta, independente e magoada. E apesar da química entre eles continuar a ser verdadeira, Mia recusa-se a aceitar que ainda exista amor no seu coração. 
Mas a Ilha das Três Irmãs tem tanto de belo como de sombrio. E para desfazer uma terrível maldição com vários séculos, Mia vai precisar da ajuda de Sam, e aprender que, por vezes, só o amor pode fazer frente às trevas.

Conheces o autor do mês...

Uma das escritoras mais lidas e prestigiadas do mundo, Nora Roberts nasceu em Silver Spring, Maryland, a mais nova de cinco filhos. Depois de um vida escolar que incluiu algum tempo num colégio católico sob a disciplina das freiras, casou-se cedo e foi viver em Keedysville, Maryland. Trabalhou por algum tempo como secretária. "Eu sabia datilografar depressa mas não sabia escrever bem, fui a pior secretária de sempre", diz Nora agora. Depois de ter tido filhos, ficou em casa e experimentou todas as artes que lhe apareceram. Uma tempestade de neve e vento, em Fevereiro de 1979, obrigou a sua mão a experimentar outras saídas criativas. Estava sobrecarregada com uma criança de três anos e outra de seis, sem o alívio temporário de um jardim da infância em vista, e com uma provisão de chocolate que ia diminuindo. Nascida numa família de leitores, Nora não conheceu tempo algum em que não estivesse a ler e a inventar histórias. Durante a famosa tempestade de neve e vento, pegou num lápis e num caderno de notas e começou a escrever uma dessas histórias. Estava escrito que uma carreira tinha nascido. Depois de muitos manuscritos e rejeições, o seu primeiro livro, Irish Thoroughbred, foi publicado pela Silhouette em 1981.
Escritora metódica e insaciável, Nora já publicou mais de 160 romances, a maior parte no género suspense romântico, traduzidos para 25 idiomas e editados em todo o mundo. Sua alta popularidade como romancista advém do grande talento que possui para sensibilizar o leitor ao escrever narrativas de suspense que também falam sobre turbilhão de emoções que acontecem quando entramos em contato com nossos sentimentos mais profundos, principalmente amor e paixão.
As suas histórias prendem o leitor com temas explícitos e intensos, descritos de forma clara e objetiva, passando uma mensagem curta e rica em detalhes. Os capítulos de seus livros são longos, e poucos, em média apenas 12. As paisagens descritas nos levam a viajar do México aos subúrbios de Washington, com certa suavidade e exatidão que sonhamos acordados, ou temos pesadelos!
Nora conheceu o seu segundo marido, Bruce Wilder, quando o contratou para que lhe fizesse umas prateleiras para livros. Casaram-se em 1985. Desde aí eles expandiram o seu lar, viajaram pelo mundo e abriram uma livraria juntos. Ao longo dos anos, Nora esteve sempre rodeada de homens. Não era apenas a mais nova da família como também era a única menina. Criou dois filhos. O facto de ter passado a vida rodeada de homens deu-lhe uma visão razoavelmente boa do funcionamento da mente masculina, o que é um constante deleite para os seus leitores. Foi, tal como ela é citada por dizer, uma escolha entre decifrar os homens ou fugir dali a gritar. Nora é membro de vários grupos de escritores e ganhou muitos prémios concedidos pelos seus amigos e pela indústria editorial.

Algumas das suas obras mais conhecidas são: Série Mortal, O Amuleto, Trilogia da Gratidão, Segredos, Trilogia do Sonho.

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Concurso "Postais Digitais"


CONCURSO DE POSTAIS DIGITAIS DE NATAL

REGULAMENTO

1. O concurso de postais digitais de Natal é dinamizado pela Biblioteca Escolar e destina-se à elaboração de postais (JPEG, SWF, TIFF, BMP, …) alusivos ao tema.
2. A participação é individual e destina-se a todos os alunos da ESAIC.
3. O postal deverá ter um formato 10x15 cm.
4. Os trabalhos deverão ser originais e inéditos e serão escolhidos de acordo com os seguintes critérios de selecção:
a- Adequação ao tema;
b- Criatividade, originalidade e inovação;
c- Qualidade gráfica.
5. Cada concorrente poderá apresentar apenas uma proposta.
6. A entrega dos trabalhos é feita através do envio para o email da biblioteca (biblioteca@esaic.pt) com o assunto “Postais de Natal” acompanhado do nome, número, ano e turma dos concorrentes.
7. A data limite para a entrega dos trabalhos será o dia 9 de Dezembro.
8. O Júri será constituído por dois professores, de Educação Visual e Informática, e pelo coordenador da equipa da Biblioteca
9. Todos os trabalhos serão publicados no blogue da biblioteca.
10. Haverá um prémio para o primeiro classificado a entregar em data a designar.
11. Os casos omissos e as dúvidas de interpretação deste regulamento serão resolvidos pelo Júri.

A Equipa da BE

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Este mês podes ver...

O mundo protegido de Charlie Banks (Jesse Eisenberg) na faculdade é estremecido quando Mick (Jason Ritter), um velho conhecido com um passado violento aparece, inesperadamente. Intrigado pelo estilo de vida privilegiado de Charlie, o carismático Mick depressa conquista os seus amigos e a sua paixão, Mary (Eva Amurri), à medida que suavemente se integra na sua vida. Enfraquecido, contudo também em estado de admiração com a facilidade de sedução de Mick, os sentimentos não resolvidos de Charlie de ciúme, admiração e medo – assim como um segredo não pronunciado entre os dois – ameaçam chegar a um ponto com consequências ruinosas.Estreia na realização de Fred Durst, vocalista dos Limp Bizkit, esta “história evocativa sobre a maioridade” (Simi Horowitz, Back Stage), conta também com as participações de Christopher Marquette e Sebastian Stan.

Formação de utilizadores

Como vem sendo habitual nos últimos anos, durante o mês de Outubro, os alunos das várias turmas que se encontram no seu primeiro ano nesta escola, 7.º e 10.º anos, efetuaram uma visita guiada à Biblioteca Escolar da Escola Secundária António Inácio da Cruz.
A iniciativa teve como objetivo dar a conhecer o espaço e testar a capacidade dos alunos na localização dos variados recursos existentes na biblioteca.
Durante a realização da atividade os alunos tomaram conhecimento sobre algumas regras da BE e o seu modo de funcionamento. Esta atividade decorreu num clima de entusiasmo e entreajuda, pelo que podemos afirmar que as visitas foram um sucesso!





segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Dia de S. Martinho

Teve lugar na nossa escola a atividade "Poesia com castanhas" à qual aderiram as turmas do 7ºC e do 8ºC.
Alguns alunos daquelas turmas leram para os seus colegas algumas quadras e poemas alusivos à efeméride do S. Martinho.




sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Dia Mundial da Alimentação

No passado mês de outubro esteve patente na nossa biblioteca uma exposição subordinada à comemoração do Dia Mundial da Saúde. Nesta exposição, realizada com trabalhos efetuados pelos alunos das turmas do 9.º ano, salientaram-se as vantagens de uma alimentação saudável.